terça-feira, 20 de julho de 2010

Champagne !!!!!

Para a inauguração do blog resolvi falar um pouco sobre Champagnes, bebida que simboliza comemorações, conquistas, ou seja, algo bom!!!
Champagne nada mais é que um vinho espumante produzido na região de... Champagne, na França. A maioria deles é feita com três tipos de uva: Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier.
O método de produzir Champagne ocorre através de duas fermentações alcoólicas. A primeira produz um vinho normal (depois eu explico o processo de produzir o vinho, rs!) e nele são adicionados açúcar e leveduras para se fazer a segunda fermentação que dela resulta CO2  e álcool, sim...é uma verdadeira aula de química. É utilizado o método Champenoise, onde a segunda fermentação ocorre na própia garrafa.  Após algum tempo de envelhecimento (mínimo de 15 meses exigido por lei) formam-se resíduos que vão para a tampa da garrafa, esse resíduo é congelado e retirado da garrafa. Após isso é adicionado um liqor formado por um vinho de alta qualidade. Em seguida a garrafa é fechada com aquela rolha em formato de cogumelo e pronto..o champagne está pronta!!!!

Região de Champagne em vermelho!

Dependendo da quantidade de açúcar que é adicionado na segunda fermntação é que temos a denominação Extra Brut (pouco açúcar - 0-6g/l), Brut (0-15g/l), Extra Sec Ou Extra Dry (15-20g/l),  Dry ou sec(17 - 35g/l) e Demi Sec(35-50g/l) e Doux (+ 50g/l).

Selecionei alguns Champagnes especiais para vocês!!!

Moet & Chandon, Drappier e Veuve Clicquot


A Dom Perignón presta uma homenagem ao artista pop Andy Warhol com seis rótulos inspirados nas cores que ele usava para pintar seus quadros e só podem ser encontrados em quatro lugares da Espanha:

- Terrace do Hotel Urban
- Paccha Ibiza
- CDLC
- Olivia Valere


Gostaram??? Espero que sim!!!
Bjs

Um comentário: