quinta-feira, 29 de julho de 2010

Quem é quem?

Existem várias pessoas que estão no mundo do vinho, tabalhando ou degustando, abaixo uma pequena definição dessas pessoas:


Sommelier: é a pessoa responsável pelos vinhos no restaurante, ele auxilia na elaboração da carta de vinhos e faz todo o serviço do vinho para os clientes.



Enólogo: é quem faz o vinho, trabalha na vinícola e é o responsável pela produção do vinho desde a colheita até ele estar pronto para beber.



Enófilo: é o estudante ou amante de vinhos, ele se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o mundo dos vinhos. Estudar para eles é basicamente degustar, beber, chato, né?!

Temos também....


Enochatos: são aquelas pessoas sem noção que falam de vinhos de uma forma descontrolável, que quando você está na mesa depois de balançar e cheirar o vinho inúmeras vezes bebe, aliás, degusta o vinho e fala: "Hummm....esse vinho tem um aroma de baunilha com um toque de damasco, o vinho desce suave devido a pouca acidez e no final dá para perceber o sabor floral atrás da língua, além de deixar na boca um gosto amargo com sabor de uvas vermelhas-rosadas, característica dos vinhos do velho mundo e blá, blá, blá..."

4 comentários:

  1. Adorei os enochatos!! Hoje em dia todo o mundo se acha expert em vinho!! Haja sacoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia tudo bem,

    Meu nome é Silvestre sou um apaixonado pela enogastronomia e tenho um blog chamado www.vivendoavida.net espero a sua visita.

    Abs e saúde

    ResponderExcluir
  3. Maria Helena Lopes9 de agosto de 2010 15:29

    Oi Sil
    Desta vez consegui entrar no Blog pelo wwww. sil-vinhas.blogspot.com, estou aprendendo
    Li todos com mais atenção e achei muito interessante e instrutivo! Estou adorando ver vc tão enfronhada no assunto, é um mundo que dá prazer e instrução.
    Beijos para a netinha querida,
    Vovó

    ResponderExcluir
  4. Maria Helena Lopes9 de agosto de 2010 15:34

    OI Sil
    Vou tentar de novo escrever um comentario.
    Acabei de mandar um comprido mas parece que não deu certo.
    Beijos da Vó

    ResponderExcluir