sexta-feira, 13 de agosto de 2010

La Romanée Conti




O Romanéé- Conti é um dos vinhos mais famosos do mundo, mas aqui no Brasil ele ganhou destaque quando, Lula foi presenteado pelo seu marqueteiro Duda Mendonça com a safra de 1997 desse vinho na sua vitória em 2002, que bela comemoração, rs!
Outra curiosidade  desse vinho é que Paulo Maluf tinha uma coleção de safras antigas desse vinho.
Esse vinho é produzido na Borgonha, França, num vinhedo de apenas 250.000 metros quadrados, o Domaine de La Romanée -Conti. A propriedade teve inúmeros donos, até ser adquirida pelo príncipe de Conti que acrescentou seu nome ao vinhedo.
Na Borgonha, alguns vinhedos de elite são classificados como premier crus e a eleite da elite como grand cru, caso da vinícola do Romanée Conti. A vinícola já sofreu ameaça por um homem que dizia envenenar as vinhas com praga (foi para a prisão e se enforcou...)
É um vinho de guarda, que atinge seu ápice após 15-20 anos, feito exclusivamente com a uva pinot noir. A vinícola produz apenas 5.500 garrafas desse vinho e são vendidas em caixas fechadas nas quais apenas um vinho é o Romanée Conti. O preço??? A safra 2004 custa R$10.980,00!


A vinícola

4 comentários:

  1. nossa amo vinhos e trabalho com eles .

    ResponderExcluir
  2. nossa amo vinhos e trabalhos com eles .
    preciso saber mais .
    adorei esse blog

    ResponderExcluir