quinta-feira, 5 de agosto de 2010

No Restaurante....




Alguns restaurantes tem aquele longo ritual com o vinho, primeiro a enorme carta com inúmeros vinhos, depois da escolha vem o garçom, maitre ou sommelier abre a garrafa, mostra o vinho e a rolha...legal, como se não bastasse o vinho é servido (só um pouquinho) para apenas uma pessoa na mesa e o cara que serviu o vinho fica te olhando, esperando...você bebe o vinho e fala "Pode servir"..hahaha!
Bom, pedi umas dicas para um amigo, o Will (fotinho abaixo), um super estudioso de vinhos e sommelier do Bar da Dona Onça, de como agir nessa situação.




Olá a todos!
Aí vão alguns passos para se escolher de forma correta um bom vinho...

1º Passo - Ao chegar ao restaurante chame o sommelier – pessoa responsável pelos vinhos,explique sua situação e peça primeiro uma orientação ao profissional que oferecerá um bom vinho. Analise a sugestão em relação a custos e etc...,peça um tempo e siga para o segundo passo...

2º Passo - comece a ler a carta de vinhos,sempre dividida por países e suas respectivas regiões,veja se há alguma marca que você já ouviu falar, facilitando assim sua escolha.

3º Passo – Decidido? Caso escolha o vinho por sua própria conta, chame o responsável para que sugira a harmonização com um prato da casa, portanto a melhor dica é escolher o prato antes do vinho. E lembre-se, um vinho mal escolhido prejudica o sabor da comida e vice -versa....

4º Passo – Após a apresentação da garrrafa pelo somemelier, DEGUSTE – Não beba por beber, preste atenção nos mínimos detalhes, o aroma, a cor, o paladar, à medida que se bebe mais, e mais e se presta atenção, mais se consegue identificar a riqueza das sutis gamas de sabores e aromas de cada bebida. Para que serve isso? Apenas para uma coisa: amplificar o prazer. Para chegar a esse ponto, o melhor caminho é a prática.

E não esqueça! Você pode não saber como escolher o melhor vinho hoje, nem amanhã, mas a medida que você vai degustando e apreciando esta bebida tão especial, vai aprendendo, aos poucos, escolher o de seu gosto, e neste caso, só sua experiência pessoal irá lhe ajudar obter a bebida de sua preferência. É seu paladar, seu gosto, que dirá aquilo que o agrada, o tipo de vinho que prefere.

Espero contribuir e sejam bem-vindos ao Mundo dos Vinhos

Ótimos Vinhos...

Will

Adorei Will, muito obrigada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário