terça-feira, 28 de setembro de 2010

Abrindo a Janela com Tom






Mais uma participação especial e dessa vez é o querido Tom, Sommelier do Restaurante La Casserole há 8 anos. Ele além de ser um super profissional, é muito prestativo, mandei a entrevista para ele e no mesmo dia já tinha respondido tudo, um amor de pessoa! Aqui está um pouquinho de um dos mais respeitados Sommelier de São Paulo.

Nome:
SEBASTIÃO MARTINS DE FARIAS FILHO

Lugares em que já trabalhou:
NÃO ESTÃO LIGADOS AO VINHO ANTERIORMENTE

Há quano tempo está no La Casserrole?
 EXATAMENTE HÁ OITO ANOS

O que se deve fazer para se tornar um sommelier?
LITERALMENTE GOSTAR MUITO DE SÊ-LO, AMAR O FATO DE POSSIBILITAR PRAZER A ALGUÉM QUE ESTIVER NUMA MESA DIANTE DE UMA REFEIÇÃO, SE ACHAR IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE MOMENTO EM TORNO DA MESA, SER SINCERO, SE COLOCAR NO LUGAR DE QUEM IRÁ COMPRAR O VINHO E TENTAR VENDER REALMENTE AQUILO QUE VOCÊ GOSTA, NÃO PODE SER INFLUENCIADO POR IMPORTADOR NENHUM, A NÃO SER PELA PROPOSTA DA CASA ONDE VOCÊ IRÁ TRABALHAR, NÃO DAR OPINIÃO SEM QUE SEJA SOLICITADA, NÃO SE ACHAR MELHOR DO QUE O CLIENTE EM FUNÇÃO DO VINHO ETC,ETC,

Como é o trabalho de um sommelier?
É UM MOMENTO MUITO ESPECIAL, POIS O CLIENTE TEM A SENSAÇÃO QUE IRÁ PRECISAR DE VOCÊ PARA TER UM GRANDE MOMENTO, É DEIXAR A PROPRIETÁRIA (NO MEU CASO ) FELIZ E CONTENTE COM A SUA INTEGRAÇÃO PARA COM A EMPRESA, É BUSCAR FORA DO RESTAURANTE NOVAS POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS, É SABER REPRESENTAR A CASA ONDE VOCÊ TRABALHA, É TRATAR A SUA EQUIPE COMO IMPORTANTE, É RESPEITAR A TODOS, É TRAZER PARA O RESTAURANTE TEMAS QUE ENVOLVAM OS CLIENTES E DIVIDIR COM ELES O PRAZER DA DESCOBERTA.


Hobbies:
PRATICO AO MÁXIMO AMAR ÀS MINHAS MULHERES OU SEJA, ESPOSA E FILHAS, POIS SÃO ABSOLUTAMENT E TUDO NA MINHA VIDA, ADORO ESTAR À MESA COM OS MEUS AMIGOS, AMO CAMINHAR MUITO E FAZER COOPER, MAS NO MOMENTO ESTOU UM POUCO SEM TEMPO PARA O ESPORTE.

Um vinho especial e porque?
O CHATEAU LA GRAVE DA IMPORTADORA DE LA CROIX SAFRA 2005, DA REGIÃO DE FRONSAC, PERCEBE-SE CLARAMENTE O QUÃO EXISTE DE AMEIXAS MADURAS NA COMPOSIÇÃO DE UVAS MERLOT QUE HÁ NESTE VINHO ALEM DOS CABERNET FRANC.

Um bom vinho por menos de R$50,00:
POR R$ 59,00 o VINHO MARIA MANSA DA QUINTA DO NOVAL SAFRA 2004 de TOURIGA NACIONAL, T.FRANCA, T. RORIZ

Dica para quem está entrando para o mundo dos vinhos:
SE ACHAR CAPAZ ANTES DE MAIS NADA, NÃO SE DEIXAR LEVAR SÓ PELO FATO DE ESTAR NA MODA. ANTES DE QUERER SER UM CAMPEÃO PAULISTA, DO BAIRRO, NACIONAL OU SEJA LÁ O QUE FOR, DEVERÁ SE PREOCUPAR MAIS EM SER CULTO, ESTUDAR OUTRO IDIOMA, LER DE TUDO, PROCURAR AMAR ALGUÉM, TENTAR MOSTRAR O QUANTO O VINHO LHE ENCANTA E EMOCIONA E USAR O VINHO COMO ALGO QUE AGREGA, QUE CONCILIA, QUE SOCIALIZA ETC.

Vinho é...
O VERDADEIRO ATO DE INSPIRAR, DE SORVER, DE RESPIRAR E DE SENTIR-SE VIVO


Tom, muito obrigada!

Um comentário: