sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Jovens e Vinho...uma Pesquisa!!!

Há um tempo atrás realizei uma pesquisa com meus amigos, mandei um email para 30 pessoas entre 25 e 35 anos e fiz duas perguntinhas:

1) Quando pensa em um vinho qual o nome e por que?
2) O que deve ser feito para incentivar os jovens a consumirem vinhos?

Não sou nenhum membro de empresas de pesquisa e isso não é nehum trabalho de faculdade, mas foi interessante ler as respostas, as pessoas foram super cooperativas e vou tentar mostrar o que os jovens pensam sobre os vinhos.

Apenas 10 pessoas disseram nomes de vinhos, são eles: vinhos da Conha y Toro, Terrazas , Santa Helena, Montes Alpha,Bruello di Montepulciano, Alvarinho e Catena, ganhou o Novo Mundo!
Um fato interessante é que a maioria das pessoas ou não tinham um vinho específico ou escolhiam aleatoriamente, seja pela uva ou pelo preço.

A segunda pergunta foi quase que unânime....para icentivar os jovens a consumirem vinhos basta o vinho ter um bom custo-benefício, ou seja, não machucar o bolso de ninguém, além das "baladas" oferecerem a bebida e não só cerveja e uísque.
A maioria das pessoas que bebem vinho, bebem em casa, com a namorada (o) ou mulher/marido ou com amigos, nos bares...somente cerveja e chopp, claro!

Uma outra coisa que notei foi que as pessoas que falaram de vinhos do Velho Mundo relacionava o vinho a família, por exemplo: " penso no Brunello, porque meu pai ama, e já bebo com ele".

Assim, acho que os jovens gostam de vinhos, tem vontade de aprender e consumir, mas pelo fato de ser uma bebida considerada de elite, cara, vão para a cervejinha básica! Mas o bom foi saber do interesse que eles tem pelo vinho e a vontade de aprender e consumir!!!

O que acharam??? Espero que tenham gostado!
Bjs

2 comentários:

  1. Eu adorei sil!!! Acho q devemos organizar um curso de vinho p jovens... o q acha??

    ResponderExcluir
  2. Silvoca, um bom nicho pra vc trabalhar, chamar os jovens pra conhecer melhor o vinho...bjs ,Tia Vicky

    ResponderExcluir