quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vinhos Libaneses!

França, Itália, Portugal, Espanha, Chile, Argentina...todos sabem que esses países produzem vinhos, mas existem países que são desconhecidos por seus vinhos, um exemplo é o Libano!
A História diz que a origem do vinho pode estar no Líbano e em outros países como Síria e Jordânia, pois lá foram encontradas sementes de vinhos datadas de 8.000 a.C. Os fenícios, antigos habitantes do Líbano, tiveram um papel importante da propagação da cultura do vinho bem como a sua comercialização pela Europa, isso há muito tempo atrás, em 2600 a.C aproximadamente!!! Ou seja, apesar de ser pouco conhecido, o vinho Libanês tem muita importância no mundo do vinho. Na cidade de Baalbak, localizada no Vale do Bekaa (região produtora de vinhos) encontra-se o templo de Baco (Deus do Vinho)!




Há 15 anos atrás o Líbano tinha somente 4 vínicolas, entre elas a Chateau Kefraya! Hoje o país possui 33 vinícolas, a maioria delas com grande influência da cultura francesa.
 A Chateau Kefraya é considerada a vinícola mais importante do Líbano, 25% da produção de vinhos do país vem dessa vinícola e possui 200 hectares de vinhedos próprios, para o tamanhinho do Líbano é uma área enorme, rs!
Para acompanhar esses vinhos?? Muita esfiha, baba ghanoush, hummus, ou seja...comidinhas árabes!

Alguns vinhos da vinícola Chateau Kefraya:

La Dame Branche

Les Bretéches

E o Top do Top....


Chateau Kefraya

Nenhum comentário:

Postar um comentário