sábado, 23 de outubro de 2010

O Brinde!!!


Antes das refeições as pessoas geralmente levantam suas taças, batem uma nas outras e falam tim-tim, saúde, etc...fazem o brinde, um ato que simboliza conquista, felicidade ou simplesmente a celebração da vida!
Antigamente, por causa das guerras, disputas, os assassinatos eram comuns inclusive por envenenamento e assim qualquer um podia ser o causador da morte. O brinde teria se originado em acordos de paz entre impérios, onde o mediador do acordo levantava o copo, falava algumas palavras e bebia antes de todos, assim ele garantia aos outros que a bebida não estava envenenada.
O brinde para vários amantes do vinho significa o 5° sentido que faltava em uma degustação: a audição!
O bater dos copos tem dois significados, pela minha pesquisa, rs...uma é que o vinho era servido em recipientes de metal, foscos em que a quantidade de vinho servido não aparecia, então, para que não houvesse enganos, durante os brindes os copos deviam tocar-se para saberem que estava tão cheio como o seu. Outro significado é que caso houvesse um traidor que ousasse envenenar a bebida, ao bater fortemente as canecas, os líquidos de todos se misturariam e o que tivesse a intenção de assassinar alguém também iria morrer.
O "saúde" que falamos no brinde tem sua origem também na antiguidade, pois os alimentos e bebidas eram mal conservados e higienizados, havendo assim, muitos problemas de saúde. Assim, para evitar doenças, eles brindavam falando "saúde"!

"As águas separam os povos do mundo, o vinho os une"

Tim-Tim, Saúde!
Bjs


4 comentários:

  1. Que a gente possa brindar sempre, junto com as pessoas que quer bem! Bjs Vó

    ResponderExcluir
  2. Sil! Show eu ameiiii...besos

    ResponderExcluir