quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tipos de Degustação



Degustação é avaliar os diversos aspectos da comida ou bebida. No caso de uma degustação de vinhos nossas percepções devem estar ativas, pois a idéia é verificar a cor, aroma, sabor do vinho etc.
Existem vários tipos de degustação:

  • Degustação Vertical: São tomados safras diferentes de um mesmo vinho. Assim, dá para perceber a diferença, evolução de ano para ano do mesmo vinho!

  • Degustação Horizontal: Diferentes vinhos com a mesma safra.

  • Degustação temática: a mais frequente. Como o nome diz escolhe um tema, por exemplo, Chile, tipo de uva, são inúmeros os temas que se pode usar em um degustação.

  • Degustação às cegas: Nessa não se coloca uma venda nos olhos, rs! Mas quem está degustando não vê a garrafa do vinho, assim o degustador não fica influenciado pelo rótulo do vinho, pode achar um vinho top... não tão bom quanto a sua fama. É a mais usada pelos profissionais do vinho.



O melhor é colocar um pouco de cada vinho no copo e entre um vinho e outro beber água e comer um pãozinho para tirar o gosto do vinho anterior. Aí depois da degustação, se tiver um jantarzinho, você repete o vinho que mais gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário