segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Uva Pinot Noir



A uva pinot noir tem grande destaque no mundo dos vinhos, é com ela que grandes vinhos são produzidos, inclusive o champagne.
Originária da Borgonha, é uma uva extremamente delicada, que sofre com as mudanças climáticas e após a colheita tem que ter todo o cuidado, pois sua casca é fina e se rompe facilmente. Além disso, essa uva só atinge sua plenitude em determinadas condições de solo e clima. Os vinhedos são plantados em climas frios e a produção é pequena e mesmo assim ela pode não vingar quando plantada.
Com toda essa dificuldade, italianos estão mapeando o código genético dessa uvinha para talvez ser mais fácil o seu cultivo.
Em geral, os vinhos Pinot Noir atingem a maturidade em 8 a 10 anos. Jorge Luck, um super enófilo, diz que o vinho com a uva Pinot Noir pode ser caracterizado como elegante, não é à toa que o Romanée Conti é produzido com essa uva!
A Pinot Noir ganhou fama graças ao filme Sideways, em que o protagonista bebe vinhos dessa uva, depois da estréia nos EUA, a procura por essa uva cresceu 26%.


Cena do filme


Os Principais países produtores são França (Borgonha, Champagne), Chile, Itália, África do Sul.

Um comentário:

  1. Maria Helena Lopes19 de outubro de 2010 17:32

    A Hungria produz tambem um vinho Oinot Noir que é muito bom. Não sei que viniculas são, mas o emporio hungaro talvez saiba.

    ResponderExcluir