segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As Taças de Vinho




Cada tipo de vinho tem uma taça específica para se tomar, parece frescura, mas não é. Isso porque os recipientes foram desenvolvidos para conduzir o vinho para a boca e nariz para realçar a cor, aromas e sabores do vinho!  Vou dar um exemplo, um vinho tinto, após aberto precisa "respirar" pois tem aromas e sabores muito intensos..então para que desperdiçar e tomar em um copo de requeijão...se estamos bebendo vamos bebê-lo direito..rs!
A dica é ser sempre transparente, ter uma haste para segurar (para não ter contato com o líquido que a temperatura de nossas mãozinhas podem interferir na qualidade do vinho) e não usar detergente, somente água para lavar!

Alguns tipos de taças:

Espumantes e/ou Champanhes:
Chamadas flûte ou flauta. Serve para as borbulhas não "escaparem".











Vinhos Brancos:
Menores, em relação ao tamanho, que a taça vinho tinto, pois o vinho branco precisa ser consumido em temperaturas mais baixas e em um recipiente menor a troca de calor é menor!









Taça Borgonha:
Como o nome diz para se tomar vinhos da Borgonha, que são complexos e concentrados! O formato da taça permite que o vinho tenha contato com o ar e libere seus aromas mais rapidamente, ou seja, foi desenvolvido para os nossos narizinhos....








Taça Bodeuax:
É ao contrário da anterior, a borda é mais fechada justamente para não liberar os aromas e sim concentrá-los!









Taça ISO (International Standards Organization):
Essa é prática! Vale para todos os tipos de vinhos e é a taça usada em degustações técnicas. É uma taça coringa e se você pensa em começar seu acervo de taças, essa é o modelo perfeito. Fica a dica









Taça de Sobremesa:
É menor que as outras (na foto não parece...), pois como os vinhos de sobremesa são muito alcoólicos, é servido em pequena quantidade, daí o tamanho.









Quem não viu uma taça dessa naqueles filmes antigos???

Essa taça era muito comum em outras épocas para se beber champagne. Diz a lenda que seu formato nada tem a ver com a boa qualidade do vinho a ser bebido nem aos aromas e borbulhas concentrados, mas sim que seu formato foi moldado nos seios de Maria Antonieta!!!



Bom feriado a todos!
Bjs

2 comentários:

  1. Oi Silvia!Quase por uma coincidencia que postamos o mesmo assunto juntas hã? Acabei deixando este assunto em rascunho,por não terminar as ftos, pois sou fotografa,e entrei con as garrafas!(http://www.enoblogs.com.br/o-efeito-garrafa-sobre-vinho/110794)
    Abraço!
    PS:TE SEGUIREI!

    ResponderExcluir
  2. O pior com as taças é que não da para por no lavalouças, e precisa lavar com muito cuidado para não quebrar. Enfim, tudo tem o seu onus.

    ResponderExcluir