quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Beajoulais Noveau! É hoje o dia!!!



Hoje é dia de festa, principalmente na França, pois chega ao mercado o primeiro vinho a ser elaborado, engarrafado de uma safra: O Beajoulais Noveau. Todo ano, na terceira quinta-feira do mês de novembro é celebrada a chegada desse vinho.
Em 1951 o Jornal Officiel estipulou que os vinhos franceses de origem controlada só poderiam ser comercializados a partir de 15 de dezembro...mas esta lei teve como excessão a origem "Bejaoulais Noveaus". Uma exclusividade que entrou para história do vinho!!! Até 1985 a data da festa era 15 de novembro, mas depois foi mudada para a terceira quinta-feira de novembro, pois quinta é um dia ótimo para antecipar o fim de semana, rs!
A idéia veio dos comerciantes de Lyon, região do Beajoulais, França, para comercializar a bebida mais cedo por causa da enorme quantidade produzida desse vinho.
O Beajolais Noveau é feito com a uva Gamey, que é capaz de produzir grandes quantidades de vinho. É feito para serem bebidos jovens e tem baixo teor alcoólico.
Hoje, a festa acontece no mundo inteiro, e restaurantes como Adega Santiago estão nessa comemoração com o Beajoulais Nouveau de Joseph Drouhin (existem vários produtores desse vinho), importado pela Mistral.


Beajoulais Noveau de Joseph Druhin

Uma data importante do mundo dos vinhos!!! Que venha a safra 2010....



Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário