quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os Rosés!!!




Para aqueles que não sabem... o que determina a cor do vinho é a casca da uva! Um ótimo exemplo são os espumantes que são feitos com uvas tintas (Pinot Noir, por exemplo) e brancas, com isso, um vinho tinto é elaborado apenas com uvas tintas!
O vinho ou espumante Rosé podem ser elaborados de duas formas: as uvas tintas são esmagadas e formam um líquido, que é chamado de mosto, depois esse mosto vai para uma prensagem que separa a parte líquida da sólida, assim as cascas ficam de um lado e o líquido do outro. No vinho/espumante Rosé, após a prensagem eles colocam as cascas (das uvas tintas) em contato com o líquido, mas por pouco tempo...e assim se dá a cor rosada!!! A outra forma é "misturar" o vinho branco com o tinto, que é o caso dos espumantes.
As uvas mais usadas para os Rosés são Pinot Noir, Grenache (sul da França), Chardonnay (uva branca para os espumantes), Cabernet Sauvignon e Merlot (uva do Brasil, rs!)
Os melhores rosés do mundo vem da Provence, França..clarooo!!!
Excelente opção para o verão, pois são refrescantes e cobinam com comidinhas leves!
Algumas opções:


Chandon Rosé



Espumante Veuve Paul Bur Rosé 


Um Brasileiro: Vinho Fausto de Pizzato Rosé

Les Bateuax Rosé




Um comentário:

  1. Olá Slivia! parabens pelo blog.
    Acabamos de abrir um site dedicado aos vinhos da Provence: http://www.vinhosdeprovence.com.br/ e principalmente aos Rosés.
    Obrigado

    ResponderExcluir