terça-feira, 16 de novembro de 2010

Revista Wine Spectator




A Wine Spectator é a revista americana mais importane e influente do mundo dos vinhos. Foi fundada em 1976 e hoje tem uma circulação de 2,2 milhões de exemplares!
Todo ano uma equipe especializada prova inúmeros vinhos e seleciona uma lista com os "100 mehores vinhos do mundo" , que são classificados de 85 a 100 pontos. Os vinhos entre 90 e 95 são qualificados como  "destacados" e 96 a 100 como "classicos", mas a WS não considera apenas a nota do vinho mas também outros fatores, como quantidade produzida, disponibilidade no mercado americano, etc, assim um vinho de 94 pontos pode estar melhor posicionado no "ranking" do que um de 99 pontos. Com isso, a revista tem grande inflência no mercado de vinhos, pois os vinhos bem pontuados, vamos assim dizer, podem elevar os seus preços.

As matérias trazem reportagens sobre vinhos (claro, rs!), vinícolas, degustação, viagens, restaurantes, etc. Além disso a revista distribui um certificado de garantia de excelência das cartas de vinho de restaurantes mundo afora, são dois: o "Best Award of Excellence" (cartas com 500 a 1.500 rótulos), esse ano o grupo Rubayatt foi premiado e "Award of Excellence" (cartas com 100 a 500 rótulos), Vinheria Perussi ganhou!!!
Em 2008 o escritor de vinhos Robin Goldstein, inventou um restaurante em Milão com o nome Osteria L´Intrepido, enviou à Wine Spectator  o menu e a carta de vinhos fictícias, pagou a taxa de U$250,00 de incrição e assim... ganhou o premio "Ward of Excellence", ou seja, um restaurante inexistente ganhou o tal prêmio, mas o mais impressionante foi que os vinhos "selecionados" por Robin foram os que tiveram as piores avaliações da revista! Foi a maior repercursão, barraco total, rs! E a avaliação da revista tornou-se duvidosa.
Eu sempre dou uma olhada no site da revista que tem uma área para se aprender vinhos (deve ser para assinantes se não me engano), mas o site  http://www.winespectator.com/ tem muitas noticias interessantes sobre vinho!

Agora, todos do mundo do vinho estão conectados no site da revista, pois ela está divulgando aos poucos os 10 primeiros vinhos de sua lista de melhores do ano, já saíram  6 que foram:

10°- Clos de Papes Châteauneuf- du- Pape White 2009 (França - Vale do Rhône)
9° - Carm Douro Reserva 2007 (Portugal - Douro)
8° - Flaccianello 2007 (Toscana)
7° - Schild 2008 (Australia)
6° - Paul Hobbs 2008 (Califórnia)

Dia 22 de novembro sai o grande vencedor!!! Vamos aguardar!!!



Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário