quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Wine School em Portugal - Por Ricardo Bohn Gonçalves

Faz mais de um mês que a Wine School levou um grupo para conhecer as vinícolas de Portugal e só agora consegui postar sobre a viagem e ninguém melhor do que o Sr Ricardo, meu pai, (a quem sou muito grata por arranjar um tempinho em sua lotada agenda, rs!),  para nos contar como foi essa viagem enogastronômica! Espero que gostem!!!





Levei para Portugal no começo de outubro desse ano um grupo de enófilos interessados em conhecer as regiões vinícolas desse país bem como a gastronomia local.
A viagem teve início na cidade do Porto, uma das mais antigas e pitorescas cidades européias a beira do Rio Douro.
A primeira atividade foi um jantar no Restaurante Shis, a beira mar, com suas amplas janelas de vidro que deixam a imensidão do oceano à vista de todos. O menu do chef Vieira foi preparado para um primeiro contato com os vinhos portugueses. O destaque foi para o Malhadinha 2009 branco, fermentado em madeira.
No dia seguinte, após um passeio pelas ruas do centro histórico da cidade, tivemos uma visita, degustação e almoço na Cave de Vinho do Port Taylor's em Vila Nova de Gaia.
A noite fomos a Casa de Música da Cidade do Porto, uma obra de arquitetura contemporânea arrojada onde ouvimos um concerto de músicas alentenjanas.




Rumo ao Douro, tivemos um almoço na cidade de Guimarães, berço da nação portuguesa e hoje Patrimonio da Humanidade. O almoço se deu no Relais e Chateaux, com um amplo cardápio e vinhos muito apropriados. O destaque foi para o Guru, branco, vinho do Douro de excepicional qualidade.





Chegando ao Douro fomos visitar a Quinta do Crasto da família Roquette, sendo recebidos pelo amigo Tomaz Roquette, que nos mostrou toda a propriedade, suas instalações, processos de vinificação, armazenamento e terminamos com um delicioso almoço regado pelos seus estupendos vinhos.




Ainda como cortesia máxima, ofereceu ao grupo nada menos que uma garrafa magno de Vinha da Monte, vinho máximo da Quinta.
Em seguida foi a vez da Quinta do Seixo de propriedade do grupo Sogrape e fomos recebidos pelo Vasco Guimarães que em seu laboratório ofereceu-nos uma ampla degustação de seus vinhos.
Saindo do Douro, em direção ao Alentejo, paramos para um almoço e degustação na Quinta das Lagrimas, com um menu preparado pelo Chef Albano Lourenço, uma estrela Michelin e em seguida um passeio pela cidade de Coimbra.
No Alentejo, fomos visitar a Herdade do Esporão, onde após uma ampla visita a sua instalações, tivemos uma degustação de seus vinhos tops, seguido de um almoço típico regado com seus vinhos. Destaque para o Verdelho, Private Selection Branco e Private Reserva Tinto. Todos estupendos.







Nosso último ponto da viagem foi Lisboa, onde depois de vários passeios conhecendo seus pontos turísticos tivemos dois magnificos jantares. O primeiro deles foi na Casa do Leão, dentro do imponente Castelo São Jorge, com uma vista total da cidade. O destaque da noite ficou por conta do Criseia 2004.




Por fim, para encerrar essa maravilhosa viagem tivemos um jantar no famoso e centenário Restaurante Tavares Rico.




E que no brinde final, além dos agradecimentos de tudo ter ocorrido sem problema algum, fizemos votos de uma próxima viagem em tempo breve.

2 comentários:

  1. Adorei o resumo, adorei as fotos lindas ... Uma viajem em tanto,hem!?

    ResponderExcluir
  2. Portugal é sempre gostoso, ainda mais tomando os melhores vinhos!

    ResponderExcluir