quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Alcoolismo

Sei que esse tema não é nada agradável, mas como sou psicóloga, já trabalhei em uma clínica psiquiátrica e vi esse problema de perto, resolvi fazer esse post sobre um problema sério que atinge milhare de pessoas.
O alcoolismo é o consumo consistente e excessivo de bebidas alcoólicas, ao ponto que este comportamento interfira na vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. Geralmente a pessoa busca na bebida o prazer ou a fuga de algo desagradável e com isso a pessoa necessita cada vez mais da bebida, não importa a hora.
Ao contrário das drogas, o álcool é algo sociável e lícito, cansamos de ver propagandas de cerveja e é dificíl encontar algum restaurante que não comercialize produtos alcoólicos, além disso o vinho está nas religiões, todos esses fatores dificultam a pessoa largar o vício do álcool. É uma briga enorme...
Mas existem inúmeros tratamentos para essa doença, remédios, terapias, grupos de apoio, mas o principal é a pessoa aceitar a doença e dar o primeiro passo para começar a se tratar.
Por isso, bebam com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário