segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Chateau Latour



Foi no século XVII que o Chateau Latour começou a fazer história no mundo do vinho, com o Marquês de Segur, Nicolas Alexandre, conhecido como o príncipe do vinho, nome esse pois possuía além do Chateau de Latour, Chateau Latife e Mouton (os maiores vinhos da região de Boudeaux, França).
Em 1955, Napoleão III classificou os domínios da região (classificou os vinhos, vamos assim dizer) e concedeu a Latour como sendo um Premier Grand Cru Classé, é  máxima classificação dos vinhos de Bourdeaux, são apenas 5 vinhos!



                  Vinícola com a torre que deu o nome ao Chateau, não é a original que foi destruída pela guerra

Em 1963, os herdeiros do Marquês de Segur, venderam 75% das ações para os ingleses, que modernizaram a vinícola. Hoje ela está nas mãos do todo poderoso François-Henry Pinault, o chairmain e CEO do grupo PPR (Pinault- Printemps -Redoute), grupo de negócios que inclui nada menos que as marcas Gucci, Yvés Saint Laurent, Bottega Veneta, Puma e a casa de leilões Christie´s.
Em 2003, o pai de Pinault o levou para jantar em um bistrô em Paris, o preferido de FHC, o Ami Louis. Assim que sentaram colocou em cima da mesa três anéis de ouro interligados. No primeiro estava cravado o ano de 1963, data da fundação do grupo, no segundo 2003, ano em que o filho deveria assumir a empresa que reúne a casa de leilões Christie´s e a vínicola Chateau Latour e no terceiro um ponto de interrogação, para quando o filho decidisse controlar toda a holding, o que aconteceu dois anos mais tarde.
PPR e LVMH (grupo da Louis Vuitton, Moet Chandon, etc) são arqui-inimigos, já disputaram a o controle da Gucci Group, mas o PPR levou a melhor no que a imprensa francesa chamou de "duelo de tubarões".
O francês todo poderoso, dono do Chateau Latour, é casado com a atriz Salma Hayek.


Françoise e Salma Hayeke (nessa foto até parece feia, rs!)

Voltando ao vinho....suas uvas são: Cabernet Sauvignon, Merlot e um pouco de Cabernet Franc e sua produção anual é de 200.000 garrafas por ano!
Um dos melhores e mais famosos vinhos de Boudeaux: Chateau Latour!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário