quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vinhos Australianos


A Austrália vem ganhando destaque no mundo dos vinhos. A exportação de seus vinhos tem batido recordes e hoje é a maior exportadora de vinhos para a Inglaterra desbancando a poderosa França.
As primeiras tentativas de plantar videiras datam de 1788, mas não teve muito sucesso, pois produziam vinhos fortes e muito doces. Só em 1820 começa a produção de vinhos para consumo doméstico. A entrada da Australia para o primeiro time de produtores foi tardia, em 1870, quando a indústria vinícola começou a se estabelecer no sul do país.
Os pioneiros na produção de vinho, levaram para a Austrália vinhas européias (da França) de qualidade,  que só produzem uva vitis-viníferas (para a produção de vinhos). Essa vinhas vieram antes do ataque de uma super praga, a filoxera, que atingiu a Europa inteira e foi um desastre no mundo do vinho.
A principal uva do país é a Shiraz, mas a Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay também podem ser destacadas. Dica de Jorge Lucki: Riesling da região de Clare Valley!
O mercado de vinhos da Australia está na mão de poucos produtores, são apenas quatro grandes grupos que produzem vinhos no país.
O solo e o clima australiano são excelentes para o cultivo de videiras. South Australia é o estado responsável por 50% da produção nacional e 70% das exportações. Foi construído o Wine Center of Australia, um spa dos vinhos, rs! Com restaurantes, cursos sobre vinhos, biblioteca, wine bar, além de mostrar todo o processo de vinificação para em seguida as pessoas degustarem os vinhos.


Foto ruim...Wine Center of Australia

Mas não é só o sul do país que produz vinhos, A Western Australia é responsável pelos melhores vinhos do país, apesar de ter menos que 3% da produção nacional.
Um país do Novo Mundo, onde se concentra a maior quantidade de parreiras centenárias do mundo além de ser o país de língua inglesa com maior consumo de vinho per capita. Para quem não conhece, vale a pena!


The Stump Jump


The Footbolt Shiraz


Quando tomarem um vinho australiano, me diga o que acharam, please!! Adoro  feedbacks
Bjs




Um comentário:

  1. Nos EEUU nos tomavamos muitos vinhos australianos, e de fato eram sempre bons. E o preço lá era mais ascecivel.
    Bjs

    ResponderExcluir