quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vinhos e vôos



Estamos na época em que várias pessoas viajam, tiram férias, vão visitar seus parentes em outra cidade ou país ou simplesmente passar o Ano Novo em algum lugar especial!!!
No serviço de bordo das companhias aéreas não podia faltar o vinho, clarooo! Hoje em dia as empresas aéreas contratam chefs para elaborar o menu e enófilos para a carta de vinhos. Obviamente que os mais privilegiados são os que estão na primeira classe e classe executiva...a econômica (povão, rs!) também conta com esses serviços, mas nada muito refinado!
Todo ano, as melhores cartas de vinhos são escolhidas no International Business-Class Airline Wine Competition, esse ano 30 juízes degustaram e pontuaram 118 vinhos apresentados por 26 companhias aéreas, vinhos esses servidos na classe executiva. Em primeiro lugar ficaram os vinhos da Austrian Airlines, em segundo Qatar airways e em terceiro uma empresa brasileira: TAM!!
A carta de vinhos da campeã austríaca oferece grandes rótulos de champagnes, vinhos brancos e tintos. Uma equipe de 55 sommeliers seleciona alguns rótulos e a companhia escolhe 4 tintos e 4 brancos para oferecer aos passageiros (sempre há um vinho austríaco)




A terceira colocada TAM, traz novidades para 2011, como a consultoria dos gêmeos Sergio e Javier Torres  para o menu dos voôs internacionais, denominado pela empresa de "Sabores do Mediterrâneo". Na primeira classe, os passageiros terão direito a camarões ao molho pesto, costeleta de cordeiro com azeite alecrim..hummm.
A classe executiva terá algumas opções de filé de badejo servido com risoto de cogumelos, bolo de iogurte na sobremesa. Já o povão.... salada de alface, abóbora, carne com cenouras e purê, ou filé de frango com arroz e vegetais! Nada de molhinos, ristos de cogumelos..que pena, rs!
Além disso, contrataram uma especialista em chás, teablender, Carla Saueressig, para desenvolver um serviço especial de chás..chique, né, rs!



Com cardápio atualizado, a TAM também renovou sua carta de vinhos, o consultor da companhia, Arthur de Azevedo (meu prefessor da ABS), buscou vinhos em diferentes países e continentes. Na primeira classe, Champagne Drappier, brancos da Alemanha e Bourdeaux e tintos também de Boudeaux, Espanha e Portugal. Na executiva, Champagne Drappier Carte D´Or, vinhos brancos alemães e franceses e tintos de Boudeaux. A Econômica..hahahaha...nada de champagne: vinho branco português e tinto argentino. Por ser uma companhia brasileira por que não um vinho brasileiro na carta???
Mas tem muita gente que não gosta de comida de avião e a acha sem gosto. Cientistas ingleses e holandeses afirmaram que o barulho do avião pode afetar o sabor da comida. Eles fizeram um estudo com pessoas vendadas que avaliaram os sabores doces e salgados com e sem barulho ao fundo e na ausência do barulho a intensidade do sabor das comidas era menor do que com barulho.
Outro fator a ser considerado é que o efeito do álcool em grande altitude triplica o efeito do mesmo, por isso, devemos ter cuidado redobrado ao ingerir bebidas alcoólicas durante o vôo.
Bom, espero que todos possam viajar em paz sem esse caos aéreo que estamos ouvindo falar para curtir as férias que todos merecem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário