quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vinhos no Verão



O verão chegou! Muitas pessoas acham que o vinho não combina com essa época do ano e em parte estão certas. Imagina você numa praia, aquele sol, calor e abrir um vinho tinto, nada a ver, né! Imagine então você com uma taça de vinhos na areia?? hahaha....Praia, mar, areia combina com água de coco, isso sim! Tem gente que prefere a famosa cervejinha ou uma caipirinha...para mim, água de coco!! Rs!
O álcool presente no vinho é vaso dilatador e com isso o corpo se aquece mais rapidamente. Assim, os vinhos tintos com maior concentração de álcool não é tão favorável em dias de calor. Após você tomar um vinho desses em pleno calor será como estar vestindo um casaco de inverno, fora que se beber durante o dia, no almoço, adeus programas da tarde!
Mas....é a melhor época para curtirmos os vinhos brancos, espumantes e Rosés...esses sim são perfeitos para os dias de calor! A temperatura desses vinhos devem estar em torno de 7°C a 8°C, mas se tiver com vontade de um tinto, a melhor opção são os levinhos, sem muito álcool (vejam no rótulo o teor alcoólico entre 7% a 8,5%) e servir na temperatura até os 14°C.  Deve-se colocar o vinho na geladeira no mínimo 12 horas antes de ser servido, não é que nem cerveja..rs que você coloca num "cooler"..hahaha. Após retirar da geladeira é sempre bom colocar em um balde com gelo e água. Para transportar no carro, uma caixa que ajuda a não bater muito sol, se der para ficar no ar-condicionado, melhor ainda!
Nada mal tomar um espumante na piscina ou numa jacuzzi (chique, hein), hahaha!!!



Bjs

Um comentário:

  1. Silvia,
    Que tema dos mais interessantes pois penso que muito tem que ser descoberto e educado nesta area. O Vinho branco e o rose sao os vinhos perfeitos para nao so' o clima brasileiro mas como tambem para nossa cozinha. Os vinhos Brancos Alemaes e Austriacos sao leves e animados com acidez vibrante e baixo teor de alcool.
    Os vinhos do Loire tanto branco, tinto ou rose, seguem pelo mesmo perfil.
    Vinos produzidos do Gamay de varias regioes da Franca. Tintos do Jura, Trousseau e Poulsard. Barbera, Dolcetto e Grignolino sao tintos que podem ser servidos moderadamente frios e que proporcional enorme prazer.
    As vezes acho que o Brasileiro precisa mastigar o vinho para aprecia-lo, e com maior teor de alcool, melhor. A beleza do vinho nao esta na forca de vinos gordos de super estracao e sim na harmonia e elegancia que so vinhos produzidos em regioes frias e com alto teor de acidez natural.
    Paulo de Tarso levou a boa nova do Cristianismo aos pagoes, quem levara a boa nova dos vinhos leves e refrescantes `a mesa brasileira?
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir