sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vinhos para a Ceia de Natal


Está chegando...uma semana para o Natal, para a grande ceia! A ceia de natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas receitas "secretas", outras comem os tradicionais pratos natalícios e outros encomendam, pedem pizza, tudo vale nesse dia!
As tradições dos pratos variam em cada país, por exemplo, na Russia evita-se carne, na Jamaica usa-se bastante ervilha, Alemanha come-se carne de porco. No Brasil, como todos sabem, os pratos tradicionais da ceia natalina são peru, chester, pernil e como fomos colonizados pelos portugueses bacalhau também entra como prato natalino..de sobremesa panetones, nozes, frutas secas, mas sempre tem aquela mousse ou torta de chocolate bem engordativo, rs! E os vinhos?? Onde entram nessa comilança toda???
Bom...o espumante (branco ou rosé) é sempre uma ótima escolha para começar uma comemoração e dar boas vindas aos familiares, amigos, etc que estão chegando, junto com aperitivos.
Para as entradas, que geralmente são leves, pode continuar com o espumante ou vinho brancos das variedades Chardonnay ou Sauvignon Blanc.


Rutini Chardonnay

No prato principal, como herdamos os pratos dos europeus que foram feitos para se comer no inverno, o ideal é combinar esses pratos com vinhos leves, já que estamos em pleno verão! Como o Peru é uma carne branca um Chardonnay é uma ótima opção, já o tender, chester vão bem com as uvas Pinot Noir e Tempranillo (da região da Rioja, Espanha).


Viña Alberdi - Rioja

Para quem quer algo mais sofiticado:: Beajoulais, vinhos do Rhone, Dolcetto e Barbera.


No final de tudo: a sobremesa, vou falar sobre a mais popular das sobremesas natalinas: o panetone, aliás porque não vende panetone o ano inteiro?? A origem italiana do panetone remete de imediato, para acompanhá-lo um vinho da mesma procedência, nesse caso, a melhor indicação são os vinhos elaborados com a uva Moscatel da região do Piemonte.
Assim, temos uma ceia completa harmonizada com vinhos que irão deixar a ceia ainda mais gostosa e apetitosa!!!!


2 comentários:

  1. Oi Silvia,

    Na Alemanha tradicionalmente se come ganso (Gans), pato (Ente), veado (Reh) ou lebre (Haase) para o Natal.
    No Jantar de ontem, comemos Ganso e como aqui se celebra dois dias de natal, 25 e 26, hoje vamos comer um Poulet de Bresse no Savagnin, `a la Jurassienne. Vou prepara-lo no Savignin "ouille'" em lugar do Vin Jaune, por ser menos intenso e de preferencia da minha esposa.
    Frohe Weihnachten!
    Savio

    ResponderExcluir
  2. Savio,
    Super obrigada pelo comentário! E por falar aqui no blog um pouquinho sobre a Alemanha, país que amo (visitei ano passado)
    Feliz Natal
    Silvia

    ResponderExcluir