quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Abrindo a Janela com Didú Russo!

Faz tempo que não tem pessoas do vinho aqui no blog, né? Dessa vez entrevistei o querido Didú Russo, um grande enófilo do Brasil, que como muitas pessoas deixou sua  profissão de lado para se dedicar aos vinhos. Todos os eventos de vinho que vou, lá está o Didu, sempre de bom humor, com sua pequena camera na mão para mostrar para todos as novidades do mundo do vinho. Aqui está um pouquinho da história e dicas do Didú:



Nome: Eduardo Granja Russo vulgo Didú

Formação: Administração de Empresas pelo Rio Branco e Filosofia pela PUC

Como e quando entrou para o mundo dos vinhos: Longa história... Bebi vinho antes de mamar em minha própria Mãe, é que meu avô materno, Licinio Granja, tinha uma última garrafa de vinho do Porto Vintage de seu pai (meu bisavô), Manuel Pereira Granja. Era sua última recordação do velho, pois ele e os irmãos renegaram o pai (por isso perdi uma quinta, uma praia e propriedades em Portugal), quando souberam que era um bígamo. Ele foi enrolando de abrir a tal garrafa, até que no meu nascimento na Pro-Mater (naquela época há muitos e muitos anos... O bebê ficava no quarto com a Mãe, não havia berçários), ele chegou com a garrafa nas mãos e abriram para comemorar meu nascimento e no clima do momento deram uma colherinha das de café para o didú... Incrível isso não?
Mase eu comecei mesmo com vinho em 1992, lendo, provando e escrevendo. Em 1999 resolvi fundar a Confraria dos Sommeliers e de lá em diante a coisa não parou mais. Eu acabei largando do marketing e da Publicidade para me dedicar só ao vinho.

O que faz atualmente?: Atualmente eu sou o editor do http://www.didu.com.br/, do http://blogdodidu.zip.net, do http://www.degustate.com.br/, além de colaborador da Prazeres da Mesa, da Gourmet Life, do Jornal Vinho & Cia, da Revista 29hs (Aeroporto Congonhas) e da Revista da FECOMÉRCIO. Sou também Diretor e Apresentador do programa de TV CELEBRE! (TVA)

Hobbies: Meu hobby é andar a pé com meus cachorros, faço todos os dias pela manhã e sempre quando volto tarde da noite, geralmente embriagado de algum jantar degustacão...

Filme: Existem inúmeros, é uma das coisas que gosto bastante, como deixar Chaplin de fora, Ettore Scola, os Musicais. Difícil dizer um filme, talvés o Rei de Copas com Alan Bates, ou Zorba o Grego.

Uma Viagem: Paris com minha mulher e dinheiro no bolso, sou exuberante.

Dica de Restaurante: Enoteca Saint Vin Saint

Um vinho especial: Clos de La Coulée de Serrant

Dica para quem está entrando para o mundo dos vinhos: Ser aberto, ler muito, perguntar tudo, experimentar tudo e ser humilde.

Um vinho de até R$50,00: Prelúdio de Marco Daniele ou Uruka (não está no Brasil, um tannat biodinâmico)

Vinho é...Vida.

Deu para perceber a simpatia do Didú, né!!
Super obrigada Didú!!!

Bjs a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário