terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Nova Zelândia!


A Nova Zelândia é composta por duas ilhas principais, a Ilha Norte e a Ilha Sul, e numerosas pequenas ilhas. O navegador James Cook, tornou as duas ilhas como colônias inglesas. E as primeiras vinhas foram plantadas também por um inglês chamado Samuel Marsden, na Ilha Norte. Mas em 1876 e 1895, os vinhedos da Nova Zelândia foram destruídos por pragas e quem deu a solução a esse problema foi o enólogo italiano Romeo Bragatto, com a introdução dos híbridos. Mesmo assim o vinho era consumido para "matar a sede" e não como algo a ser apreciado como nos dias de hoje.
A história vinícola da Nova Zelândia é recente, até 1970 era proibido a venda de bebidas alcoólicas no país que tinha leis meio estranhas, por exemplo: apenas hotéis podiam vender vinhos e uma pessoa só podia comprar 12 garrafas ...vai entender..rsrsrs!!! Depois disso, os vinhos neozeolandezes se desenvolveram com a ajuda de equipamentos e profissionais dos EUA  e Europa.



Em 1973 foi descoberta a produção da uva ícone da Nova Zelândia: A Sauvignon Blanc. O sucesso foi tão grande que foi confeccionado um selo com a imagem de um cacho dessa uva, super orgulho para o povo de lá! Hoje, 42% da área de vinhedos do país é de Sauvignon Blanc, mas também são produzidos vinhos com Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e espumantes. A região de Marlborough, na Ilha Sul, é o maior produtor de vinhos do país!


Vinho Framingham Sauvignon Blanc

Esse país, famoso pelo seu time de rugby e de seu monstruoso bungee jump, além de outras coisas, clarooo, também produz excelentes vinhos brancos...ótimos para esses dias de verão!!!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário