domingo, 6 de fevereiro de 2011

Harmonização: Vinhos e Sorvetes


Sempre ouvimos de harmonizações de vinhos com peixes, carnes, massas, risotos de sei lá o quê...e por aí vai, mas nunca tinha ouvido falar da combinação de vinhos com uma das melhores sobremesas do mundo: o sorvete! Talvez por pensarem que sorvete gelado não combina com vinho..realmente a temperatura gelada do sorvete anestesia as papilas gustativas e dificulta a capacidade de saborear o vinho, mas sorvete combina com vinho sim!!! Basta escolher o vinho certo. Mas qual?? Para essa pergunta tive que dar um telefonema, em pleno domingo, para o Sr Ricardo Bohn Gonçalves, meu pai, hahahaha!!!
Há inúmeros sabores de sorvete hoje em dia, mas basicamente temos os mais leves (de frutas, por exemplo) e os mais gordurosos (chocolate, baunilha). Para os sorvetes de fruta a melhor combinação é um Moscato D´Asti, vinho italiano de sobremesa pruduzido na região de Asti, apesar do vinho ser doce a graduação alcoólica não é tão alta, por isso a combinação é perfeita! Para os fãs de champagne, as do estilo Démi-Sec (Meio-Seco), que também são doces, vão muito bem com sorvetes frutados!

Nivole Moscato d'Asti - Michele Chiarlo
Tente experimentar sorvete de menta com o champagne...fica um gostinho de menta na boca!!!! A refrescância do champagne combina com o gelado do sorvete, dando aquela sensação borbulhante na boca e finalizando com um gostinho de menta. Hummmm..rs!
Para os sorvetes mais pesados, vamos assim dizer, como os de chocolate, um vinho do Porto Tawny é a combinação perfeita!

Offley Porto Tawny
E para quem acha que não existe sorvete de vinho, olha esses aqui criados pela Wine Cellar Sorbets:




Peguei uma receitinha fácil de um sorvete de vinho para aqueles que gostam de se aventurar na cozinha, aqui está:

Ingredites:
4 colheres (sopa) de açúcar

400 ml de vinho branco doce
2 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor
100 g de glucose

Mode de Preparo:
Hidrate a gelatina numa tigela refratária com 4 colheres (sopa) de água por 4 minutos. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria por 4 minutos, ou até a gelatina dissolver. Reserve. Coloque na tigela da batedeira a glucose e 100 ml de água e mexa com uma colher até ficar homogêneo. Misture o vinho, o açúcar e a gelatina. Cubra a tigela com filme plástico e deixe no freezer por 45 minutos, ou até começar a endurecer. Retire do freezer e bata a mistura por 3 minutos. Volte a tigela para o freezer por mais 4 horas. Durante este tempo, bata o sorvete a cada 30 minutos, ou até atingir a consistência desejada. Em seguida, leve ao congelador por mais 8 horas.


PS1: Má, vc que me a idéia de fazer esse post!
PS2: Sr Bohn, aí estão seus créditos, basta agora vc ler! Rsrs!

Bjs a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário