terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Vinho do Porto


O vinho do Porto é produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região do Douro, norte de Portugal, cerca de 100 km a leste da cidade do Porto.
Na segunda metade do séc. XVII, os ingleses, para boicotar os produtos franceses, foram em busca de alternativas em Portugal, encontrando-as no Douro que produzia vinhos mais densos e encorpados. Para conservar os vinhos na viagem à Inglaterra, era adicionado aguardente, o que caracteriza um vinho fortificado.
O que torna o vinho do Porto diferente dos outros é o fato da fermentação não ser completa, é parada numa fase inicial (dois ou três dias), através da adição de uma aguardente viníca neutra (com cerca de 77% de álcool). Por isso que o vinho do Porto é doce, pois o açúcar natural das uvas não se transforma completamente em álcool.
Na região do Douro há inúmeras vinícolas, onde na maioria são as famílias que cuidam das uvas. Assim, eles vendem seu vinho para casas de vinho do Porto, que se encarregam de mesclá-los, cuidar do processo de envelhecimento, engarrafá-los e comercializar a produção sob marca própria.
 Em 1926, foi criado um conselho para regulamentar as transações entre comerciantes e lavradores: o Entreposto de Vila Nova de Gaia, situado em frente a cidade do Porto, onde todas as empresas ligadas as comércio do vinho deveriam implantar seus armazéns de envelhecimento. Já os viticultores passaram a se agrupar na Casa do Douro, organismo encarregado para proteger e disciplinar a produção do vinho.
Mas porque vinho do Porto se a produção é no Douro??? Eu explico, rs! Apesar de produzido no Douro e armazenada na Vila Nova de Gaia o vinho era e exportado pela cidade do Porto.
Existem três tipos de vinho do Porto, são eles:

Porto Branco: feito exclusivamente com uvas claras, claroo!


Offley White

Porto Ruby: nome dado pela cor do vinho. As categorias desse vinhos são Ruby, Reserva, Late Botle Vintage (LBV) e Vintage (os dois últimos considerados melhores). Estes podem ser guardados por anos.


Offley Porto Ruby

Porto Tawny: são mais claros como o âmbar. As categorias são: Tawny, Tawny Reserva, Tawny com indicação de idade ( 10, 20, 30 e 40 anos) é uma média das idades dos vinhos de vários anos que compõe o lote.


Offley Porto Tawny

Dá para escrever um livro sobre vinho do Porto, é muita coisa, muita história, classificações, etc. Mas acho que deu para ter idéia desse vinho que tanto ouvimos falar!!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário