quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os Vinhos Brasileiros!


Foi no descobrimento em 1500, que inicia-se a história do vinho no Brasil. Dizem, que as 13 caravelas que partiram de Portugal carregavam 65 mil litros de vinho para o consumo do marinheiros. As primeiras videiras foram introduzidas por Martim Afonso de Souza, em 1532, na capitania de São Vicente, vindas de Portugal e Espanha.
Com a chegada dos imigrantes italianos, em 1875, a vinivitucultura teve um grande impulso com videiras trazidas da região de Veneto (Itália). Mas foi somente em 1990 que vinhos de maior qualidade passaram a ser produzidos, com crescente profissionalização e adapatação das uvas ao nosso clima.


Regiões vinícolas

O Brasil é um grande produtor de espumantes, no ano passado, a venda de espumantes produzidos no Rio Grande do Sul, subiram 12%. Esses sim ganharam a confiança do consumidor brasileiro...já os tintos e brancos ainda tem um caminho a frente para ter um grande reconhecimento.
Os vinhos brasileiros têm como característica maior frescor, paladar frutado, componentes que são mais apreciados quando o vinho é jovem, assim não são de guarda, aconselham guardar os tintos por até 5 anos e brancos por 3 anos.
As mais importantes regiões vinícolas do Chile e Argentina, assim como outras estão sob clima temperado, já nós...clima tropical, a grande diferença entre os efeitos que esses dois climas provocam no vinho estão nas chuvas, aqui no Brasil ocorrem no verão, época da maturação das uvas, exatamente quando elas precisam de sol e tempo seco. Mas hoje técnicas foram desenvolvidas para resolver esse problema, como o sistema de espaldeira (fotinho).


Espaldeira
Já os espumantes não necessitam de uvas tão maduras para serem produzidas, nisso levamos vantagem  sobre os "hermanos", rs!
Como a maioria sabe a região sul é a principal região produtora de vinhos no Brasil e a uva Merlot se deu muito bem por aqui.
Os brancos e tintos brasileiros sofrem muita concorrência com nossos países vizinhos: Argentina e Chile, que dominam o mercado brasileiro com 60% de garrafas importadas...e o Brasil sofre com isso, pois muitas pessoas pensam que os vinhos desses países tem mais qualidades que os nossos...puro mito!! São vinhos diferentes e de acordo com Jorge Lucki " escolher um em vez de outro tem a ver com preferência".
Temos inúmeras vinícolas no Brasil, com tecnologia de primeiro mundo que produzem excelentes vinhos, como por exemplo Salton, Pizzato, Miolo, Aurora, Casa Valduga, etc


Miolo

A Inbravin (Instituto Brasileiro de Vinho) projeta a safra de 2010/2011 no Rio Grande do Sul como uma das melhores da década, a quantidade de uvas colhidas deve crescer 15% e apesar dos tintos e brancos ainda não terem atingido o patamar de nossos espumantes, o consumo dos vinhos nacionais estão aumentando, devagarinho, mas aumentando!
Selecionei alguns para vocês:


Pizzato DNA

Espumante Salton Ouro

Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay

Nenhum comentário:

Postar um comentário