quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vinho de Mesa X Vinho Fino


Os vinhos brasileiros estão classificados em dois tipos: Vinho de Mesa e Vinho Fino. Assim como em outros países, a legislação brasileira também possui regras para a produção de vinhos. Vamos lá...

Vinho de Mesa: é elaborado com uvas americanas, ou híbridas, da variedade Vitis labrusca ou Vitis bourquina, as mais conhecidas são Isabel para os tintos e Niágara para as brancas, são uvas para consumo direto, ou para sucos de uva, mas que também produzem vinhos.

Vitis labrusca


Vinho Fino: é elaborado com uvas da família Vitis viníiera, de origem européia, que conta com mais de cinco mil variedades, como cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, essas que ouvimos sempre! São uvas que exigem cuidado, dependem do clima, terreno para uma boa produção de vinhos.


Vitis vinifera

Assim, os dois tipos de vinhos são classificados de acordo com a videira (Vitis), que possui várias espécies, entre elas Vitis Vinífera (vinho fino) e Vitis lambrusca (vinho de mesa)! Uma aula de biologia, hein, rs!
O Brasil é um dos poucos países que produz vinhos com uvas americanas e assim tornou-se necessária a distinção entre os dois vinhos. Por questões culturais e econômicas durante a colonização os imigrantes italianos tiveram dificuldade de adaptar as uvas Vitis vinifera aos solos e climas brasileiros, por isso passaram a cultivar as espécies americanas que eram muito mais fácil e.. muito mais barata! Levou algum tempo para o Brasil se desenvolver tecnologicamene para plantar as cepas européias.
Os brasileiros...acreditem, são grandes consumidores de vinhos de mesa, talvez pelo fato de ser um vinho muito barato, você paga R$5,00 por um vinho de mesa enquanto por um vinho fino não paga menos que R$15,00.

Vinho Fino



E aqui um típico vinho de Mesa: o garrafão. É esse vinho que é usados nos quentões das festa juninas

Mas quem está acostumado a beber um vinho de mesa e experimenta um vinho fino, garanto que não volta a encher a taça com outro tipo de vinho, rs!

Bjs

2 comentários:

  1. oi, li o artigo e fiquei com uma duvida : o que significa "uvas de consumo direto"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uvas de consumo direto são as uvas que comemos, as que são feitas o suco de uva, ou seja, são consumidas diretamente, já as uvas que fazem o vinho, não são para comer, são de consumo indireto, pois a partir delas que é feito o vinho. Deu para entender???
      Obrigada pelo comentários
      Silvia

      Excluir