segunda-feira, 14 de março de 2011

Álcool contra a Demência


Demência são todas as doenças que provocam alteração da memória de curta ou longa duração associada ao raciocínio. Mas não se preocupe...se você esqueceu o nome de alguém ou do filme que assistiu na semana passada não significa que você tem demência. Essa doença indica problemas com pelo menos duas funções cerebrais, como por exemplo perda de memória frequente associada com problemas de linguagem ou julgamento. A pessoa fica confusa, podendo não lembrar de pessoas próximas, não tem a noção de tempo e espaço, além disso pode ter alteração de personalidade e comportamento social. Isso acontece frequentemente com pessoas com mais de 75 anos, mas calma... se você tem 75 anos ou mais é normal a alteração de memória, rs! Por favor, não acham que porque vivem se esquecendo das coisas devem procurar um médico!
Entrei no site da revista Wine Spectator que traz uma ótima notícia: o álcool ingerido moderadamente protege contra a demência, mesmo quando tomado após os 75 anos. Um estudo alemão descobriu que o consumo diário de álcool diminui em 30% o risco de se ter demência comparado as pessoas que não bebem. O estudo também mostrou resultados similares com a doença de Alzheimer, que é um tipo de demência.



A equipe acompanhou, durante três anos um grupo de 3.200 pacientes. Metade dos entrevistados não bebia álcool, e quase nenhum bebia muito (mais do que quatro bebidas por dia). Depois de três anos, 217 dos indivíduos sofriam de demência.
Claro que o número de pessoas pesquisadas é relativamente pequeno e temos que levar em conta outros fatores como estilo de vida, estudos, atividades cotidianas, hereditariedade, etc. Mas essa é uma ótima notícia e mais um benefício que o vinho faz para a saúde, mas sempre lembrando... beber com moderação!!!

bjs e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário