terça-feira, 22 de março de 2011

Chablis: o famoso branco francês!!



Os vinhos brancos não fazem tanto sucesso quanto os tintos, o consumo é bem menor, mas quem provar um rótulo de Chablis se renderá aos encantos do vinho branco. Este branco francês é um clássico, um dos vinhos mais imitados ao redor do mundo, para vocês terem uma idéia, entre as décadas de 70 a 90 outros países produziam vinho com o nome Chablis no rótulo, mas hoje essa prática é proibida.



Chablis (em verde no mapa) é uma região situada ao norte da Borgonha (França) e devido à sua localização seus vinhedos sofrem sérios riscos de geadas na primavera, o que no passado fez com que a região entrasse em declíneo, fora isso, a região foi atacada pela filoxera, o que piorou ainda mais o quadro da região. Mas na década de 60 vários métodos foram deselvolvidos para diminuir os danos da geada, como por exemplo colocar aquecedores a óleo entre as videiras ou cobrir o vinhedo com telas plásticas. Hoje a região conta com 4.300 hectares.
Os vinhos de Chablis são produzidos apenas com um tipo de uva: a Chardonnay, que nessa região tem aspectos secos e minerais particulares, impossível de se alcançar em outro lugar. Isso porque algumas áreas são constituídas de sedimentos formados de maneira progressiva há 180 milhões de anos! Há camadas de pequenas conchas marítimas fossilizadas, com o nome de kimmeridgianas, daí que vem a mineralidade do vinho, talvez a principal características dos vinhos de Chablis. Com isso, ostras, outros crustáceos e frutos do mar combinam perfeitamente com o vinho.



Como todas as regiões francesas, a classificação dos vinhos de Chablis é uma complicação só....rs! Mas vou tentar simplificar, são 4 categorias de Chablis

  • Chablis Grand Cru AOC: os tops e apenas 7 vinhedos recebem essa classificação, que não vou citar os nomes para não cansar vocês..rs!
  • Chablis Premier Cru AOC : 40 vinhedos recebem essa classificação, a qualidade depende muito do produtor
  • Chablis AOC: os mais populares e podem ser uma excelente compra!
  • Petit Chablis AOC: os mais simples...produzidos na periferia da região, leves e feitos para serem bebidos mais jovens.
*AOC= Appellation d’Origine Contrôlée 

Os melhores produtores são Dauvissat, Long-Depaquit, Drouhin, Raveneau, Pic, Testut, Brocard, Domaine Laroche, Légrand, Févre, entre outros.
Os preços variam de R$80,00 a R$800,00.
Mas devemos ter cuidado, pois o vinho se expandiu em um curto espaço de tempo, tem muito Chablis por aí que pode-se desconfiar da qualidade, portanto devemos sempre ficar de olho no produtor, a dica é sempre dar uma pesquisada antes de comprar,...mas é um vinho que vale experimentar.
Selecionei dois vinhos um mais simples e outro top do top!


Domaine Sainte Claire Chablis - J.M. Brocard

Valmur Chablis Grand Cru - J.M. Brocard

Um vinho branco que merece a fama que tem, nele há uma singularidade que nenhum outro branco consegue atingir!!

Bjs

Um comentário: