sábado, 26 de março de 2011

Champagne Cristal


Em 1976 o czar Alexandre II solicitou à Casa Roederer a criação de um champagne e atendendo ao pedido, Louis Roeder (o percuror da casa que leva seu nome) criou a Cristal, a primeira prestige vintage (safra única e excepcional) do gênero, envasada em uma garrafa especialmente para ela desenhada, e que chegava à corte de Alexandre coberta com as armas imperiais russas.


Czar Alexandre II- o responsável pela criação da Cristal!!

O champagne leva esse nome pois as garrafas eram de cristal. Não havia recepção na corte imperial russa sem Cristal e após servir todo o champagne para o Czar e seus convidados, as garrafas eram quebradas.
É elaborada a partir de 55% da uva Pinot Noir e 45% da uva Chardonnay, envelhece por 6 anos, repousa por mais 6 meses e está no time dos champagnes de luxo como Veuve Clicquot e Moet & Chandon. O Champagne Cristal 1999 recebeu 98 pontos de Robert Parker que o considerou um dos mais finos champagnes que ele já bebeu!!
Apesar da garrafa não ser mais feita de Cristal Baccarat como antigamente a garrafa branca e o nome continuam para manter a tradição.
São três tipos:

  • Champagne Cristal Brut Branca - a primeira, a do Czar!
  • Champagne Brut Premier Branca
  • Champagne Brut Premier Rosé

Campanha da Cristal...colar de uvas!!!

Gostaram???
Bjs e bom final de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário