sexta-feira, 18 de março de 2011

Erro na conta - Restaurante Arábia


Um email circulou por aí com a foto de uma conta do Restaurante Arábia da Vilaboim, onde a conta estava errada, falando que tem sempre alguém tentando levar vantagem e arranjando um jeito de roubar quem quer que seja e ainda acusam o restaurante de adulterar a calculadora e lançam o desafio de somar a conta com a calculadora. A conta realmente está errada... mas quando vi o email, tinha certeza absoluta que não era golpe nehum do restaurante, pois além da Wine School já ter feito vários eventos no Árabia, conhecemos muito bem o proprietário do restaurante, o Sergio Kuczynski, uma pessoa discreta e muito trabalhadora...em um dos eventos que fizemos no Arábia, lá estava o Sergio, dentro da cozinha, de touca, ajudando a montar e servir os pratos!



Logo que vimos o email repassamos para o Sergio, que na mesma hora respondeu o email e publicou a explicação blog do restaurante, mas ainda tem gente publicando no facebook a tal conta "errada", por isso faço questão de fazer esse post, mostrar a explicação do Arábia e garantir que o Arabia é um restarante de respeito e principalmente de confiança, está longe de ser um "golpista" e uma vergonha para os brasileiros, como o email mesmo diz! Mas mesmo assim ainda tem gente que adora um ba-fá-fá principalmente quando é para o "mal", vamos assim dizer e continua questionando a tal conta errada..gente..aqui está a explicação e bola para frente e vamos colocar um ponto final nessa história!
Aqui está a explicação da conta:


"Ser proprietário de restaurante em São Paulo não é algo fácil. Aliás, ser propri...etário de qualquer estabelecimento é difícil quando se tem um grande compromisso com a qualidade (dos produtos e do atendimento) e, principalmente, com o cliente.
Nesse meio, erros não são tão bem vindos, mas acontecem. Um restaurante que depende de funcionários, máquinas, programas e softwares com certeza está passível a erros.
O Restaurante Arábia é um estabelecimento que começou pequeno e foi se expandindo. Hoje temos 4 unidades e a mais recente delas é o Arábia Café, situado na Praça Villaboim, nº 73.
No mês de dezembro o software responsável pelo sistema operacional dessa unidade apresentou um problema. Este problema gerou erro na nota de uma cliente. A cliente que recebeu esta conta não pagou a mais. Ela percebeu o erro, refizemos o cálculo e o pagamento foi feito corretamente.
Assim que percebemos o problema, contatamos a Altec, empresa responsável pelo software que utilizamos. Eles investigaram o problema e explicaram o erro:


“ Neste evento específico, verificamos que o sistema lançou de forma incorreta o produto “Combo”, e acabou cobrando não só o valor do Combo (R$ 33,60) como também somou os seus itens ( Kafta no espeto R$ 26,30 + Fatuch Porção R$ 18,80 + Tabule Porção R$ 16,80) totalizando R$ 61,90 a mais na conta. Desta maneira, a conta que deveria ser de R$ 111,30, ficou com valor R$ 173,20. Também verificamos nos logs do sistema , que a conta foi baixada com os dados abaixo, caracterizando que na mesma hora houve a retificação dos valores discrepantes.
Hora da baixa: 2010-12-19 19:59:44.000
Número de controle: 990072
Usuário: GILMARA JANTAR
Vendedor: MARCO ANTONIO
Valor: 94,50
Forma de pagamento: R$ 103,95 em dinheiro
O caso foi tratado com máxima atenção e prioridade pelo nosso depto. desenvolvimento.
A versão atual do sistema foi submetida à uma série de testes relativos à este Combo, não apresentando qualquer tipo de erro.
Esta versão já foi atualizada na unidade Vilaboim.
Fico à disposição para qualquer esclarecimento


Obrigado,
NELSON MILLNER
altec sistemas e tecnologia ltda
r. maranhão, 600 higienópolis sp
t. 11 3512 3939
f. 11 3512 3938
cel. 11 9108-1783
id. 30*70163
e. nelson@altecsis.com.br
http://www.altecsis.com.br/


Infelizmente, no mundo digital, as pessoas costumam reproduzir informações sem questionarem a veracidade da mesma. Ocorreu que uma série de pessoas começaram a reproduzir a imagem da nota, acusando o Arábia de roubar seus clientes e de sonegar impostos por dar uma pré-conta ao invés do cupom fiscal.
Cabem aqui mais explicações: é importante lembrar que em bares e restaurantes a conferência de mesa (ou pré-conta) é aprovada por lei, e pode ser enviada para o cliente antes da emissão do cupom para a devida conferência.
Portanto, este é o cupom fiscal que foi emitido (ele fica gravado em nosso sistema) - imagem anexa.







Como é possível ver na cópia do cupom fiscal, a cliente em questão não foi prejudicada como também não há sonegação.
Por segurança, até termos certeza que o sistema não apresenta mais falhas, passamos a conferir manualmente as contas e a Altec passou a monitorar o tempo todo o desempenho do software.
Muitos dos clientes assíduos que receberam esse e-mail se preocuparam e fizeram contato conosco para saberem da verdade. Agradeço a todos pela confiança.
No entanto, sei que não são todos os que conhecem o Arábia e o nosso compromisso com o cliente. Por isso fiz este post explicativo e fico à disposição de qualquer um que quiser maiores esclarecimentos.
Jamais tentaríamos lesar nossos clientes: o resultado e reconhecimento do Arábia vem exatamente dos nossos clientes fiéis que reconhecem a qualidade do que fazemos e nos frequentam assiduamente.
Agradeço aos que puderem repassar a mensagem.
Até mais!"
Sergio Kuczynski

14 comentários:

  1. DEIXA DE SER PUXA-SACO.
    A CONTA VEIO ERRADA, LESOU SIM O CONSUMIDOR.

    ResponderExcluir
  2. Sim a conta veio errada e o erro foi corrigido! Não tenho motivo algum para ser puxa saco de ninguém!

    ResponderExcluir
  3. Silvia, muito obrigado por ajudar a divulgar nossa explicação.

    Esse foi um triste episódio, mas estamos trabalhando com mais empenho e mais atenção para evitar que isso se repita!

    ResponderExcluir
  4. É óbvio que o restaurante não quis lesar ninguém, que não foi de propósito, caso contrário eles não estariam com a sua 4ª unidade e sim fechados há muito tempo. Tem gente que gosta de fazer fofocas e falar mal da vida alheia e talvez até se suje por míseros R$70,00 mas um comércio não faz isso, senão ele fecha. O consumidor consciente sabe disso.(Fátima Santoro)

    ResponderExcluir
  5. Tb acho um absurdo!
    Todos temos certeza que o dono foi atras de todos os outros clientes que pagaram a mais, antes desse que descobriu o defeito.

    ResponderExcluir
  6. E se a cliente não tivesse conferido, como ficaria a conta? E os outros clientes ?
    já comprei uma máquina de calcular e vou conferir em todos os restaurantes,já desconfiei disso algumas vezes em outros lugares.

    ResponderExcluir
  7. Blá blá blá blá blá blá......... :não justifica,uma máquina de somar não erra.
    Isso é Brasil. Grande novidade.

    ResponderExcluir
  8. Blá, blá, blá ,blá, blá : não justifica. Máquina de somar não erra. Não venham com essa história de falha no sistema "combo". O problema não foi combo, mas cano mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Silvia!
    Vc visitou meu blog e deixou o seu para que eu pudesse conferir este mal entendido.
    Peço desculpas,e já retirei a postagem do meu blog. Realmente poderia ter verificado a veracidade da situação antes de publicar.
    Mais uma vez peço desculpas a vc e ao Restaurante, ñ estou aqui para condenar, afinal todos estamos sujeitos a erros. O melhor ainda é quando os reconhecemos e fazemos por onde consertá-los.
    Atenciosamente,
    Maria

    ResponderExcluir
  10. Caros , a explicação do Restaurante apenas confirma o fato e diz que não houve prejuizo pois o cliente percebeu o erro , mas dá uma explicação que tenta induzir que não houve intenção , hora conheço um pouco de software e a alegação de que houve erro de lançamento do valor na programação do software não pode ser levada a sério ,pois o valor lançado na nota esta correto , mas a soma não , hora se o software permite que voce lançe na soma valores que não estão presentes na nota , significa que este software tem uma falha de segurança muito grave , permitindo voce lançar parcelas que estão corretas , mas cujo total não bate , para mim isto é caso de policia , a policia federal deveria solicitar o binario deste software e analisar o mesmo , pois se ele apresenta esta possibilidade a mesma só pode existir para propiciar fraudes > Tal erro se explicaria se fosse um funcionario distraido que tivesse errado a soma , mas um computador errar uma soma , só se foi programado para isto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "hora conheço um pouco de software e a alegação de que houve erro de lançamento do valor na programação do software não pode ser levada a sério"

      Só pelo trecho citado seu comentário é que não pode ser levado a sério.
      Quando você conhecer muito sobre programação de sistemas, volte e comente...

      Excluir
  11. Caros , a explicação fornecida pela desenvolvedora do software , somente complica a situação ,a explicação dada por ela mostra que o software tem uma porta dos fundos , que permite que itens invisiveis sejam lançados na conta mas não sejam impressos , e que o software não fez o obvio ou seja que o total seja a soma das parcelas , ao somar parcelas que não foram impressas isto significa que este software tem um erro grave de projeto e portanto deveria ser retirado do mercado , pois a unica justificativa para a existençia desta opção é se colocar valores a mais na conta que o cliente não va ver . A situação é muito mais grave do que um simples erro de digitação ,

    ResponderExcluir
  12. Ok! Erros acontecem....ninguém é fadado ao erro,mas gostaria de perguntar se o dono do restaurante fez auditoria em todas as contas emitidas no mês para desfazer o erro, retificação nos cartões de crédito e aqueles que pagaram a vista publicação em jornal com devolução do dinheiro pago a mais(com nota fiscal em mãos), e em último caso todo dinheiro faturado ilegal doado a uma instituição de caridade...se isso foi feito...bato palmas para o Sr Sérgio. Sabemos que no Brazil é "bola pra frente" enquanto em países de 1 mundo é uma multa violenta por lesão ao consumidor, por isso somos um país de 3 mundo, sem conhecimento de nossos direitos tudo é simples...

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, sou analista de sistemas e o erro citado acima pelo restaurante pode sim acontecer com qualquer software, foi uma situação não tratada, claro que ninguem quer que isso aconteca, mais se aconteceu e consertar e bola pra frente. Alias para quem nao tem conhecimento, todo software emissor de cupom fiscal, passa por conferencia na receita federal e deve ser aprovado antes de ser colocado em uso, infelizmente foi um erro, mais o restaurante nao deve pagar por isso... att... tiago

    ResponderExcluir