quinta-feira, 31 de março de 2011

Vinho com Comida de Boteco!!


Hoje saiu no Paladar, do jornal O Estado de São Paulo, uma matéria do colunista Luiz Horta chamada "jogo do petisco" onde vinhos e cervejas se enfrentaram nas harmonizações com as comidinhas de boteco. Pastéis, azeitonas verdes, linguiça frita, bolinho de bacalhau entre outros estavam no menu. A conclusão que o colunista chegou é que com os petiscos quem ganha é a cerveja!!! Com essa matéria...lá fui eu dar uma sondada no assunto, pois há um tempo atrás a Wine School fez um evento Wine Boteco, no Jacaré Grill, na Vila Madalena...com comidas de boteco e vinho!!!
Com a consultoria de Ricardo Bohn Gonçalves consegui algumas dicas e explicações!!
A cerveja realmente é a grande companhia dos frequentadores de boteco, é mais conhecida, combina bem, é mais barata, etc; mas como a matéria mostrou há vários tipos de cervejas que merecem uma atenção especial!!!



O colunista não levou champagne/ espumante; um erro como ele mesmo disse, rs!, pois esse como os vinhos rosés e brancos leves são vinhos para aperitivos que são as comidinhas de boteco.



Agora se for à um boteco e pedir um petisco mais pesado como calabresa ou mesmo um prato, por exemplo, costela com arroz e farofa..hahahaha...aí sim os tintos podem se dar bem, mas vinhos leves como Cote du Rhone, Montepulciano, Chianti, Rioja Crianza, vinhos simples, sem pretensão...segundo Sr. Ricardo Bohn "Tomar grandes vinhos em boteco é o mesmo que ir de smoking nesses lugares."

Aqui está o menu e vinhos servidos no Wine Boteco que fizemos!!

Entradas
- Pastéis caseiros de palmito.
Vinho: Finca El Portillo Sauvignon Blanc 2006 Argentina.
- Lingüiça calabresa grelhada (acompanha molho de maracujá).
Vinho: Montepulciano D Abruzzo Cerasuolo 2005 Rose Itália.
Pratos
- Carré de Cordeiro grelhado servido com Arroz Biro Birô.
Vinho: Cote du Rhone Chateau Saint Esteve D Uchaux 2005 França.
- Picanha Premium fatiada servida com Palmito Pupunha grelhado.
Vinho: Trumpeter Malbec/Syrah 2005 Argentina.
Sobremesa
- Pudim de leite.
Vinho: Porto Offlye Tawny.

Com isso, podemos ver que podemos sim arriscar tomar vinho no boteco...pelo menos para variar um pouco e sair da mesmice da cerveja, rsrs!!

Bjs












Um comentário: