quinta-feira, 3 de março de 2011

Vinho X Cerveja


Uma propaganda de cerveja deu o que falar essa semana, pois ninguém menos que a santa Sandy revelou seu lado Devassa na propaganda, rs!
Com isso resolvi escrever sobre vinhos X cerveja!!! Cerveja lembra verão, happy hour depois do trabalho, algo mais descontraído do que o vinho, uma bebida complicada, elitizada, chique, para se beber em um restaurante (digo e repito..essa é a idéia dos brasileirosem relação ao vinho que tem que mudar)!
A produção de um bom vinho depende de vários fatores ambientais, como solo, clima, etc...já a cerveja depende do tipo de cevada, do lúpulo e da água, mas ambos são elaborados através do processo de fermentação. A cerveja é fabricada bem mais rápida que o vinho, pois este precisa ficar um certo tempo em tonéis, barricas, etc.
A cerveja é a segunda bebida mais consumida no mundo (a água está em 1°lugar). Mais de 146 bilhões de litros são produzidos por ano, já o vinho tem sua produção mundial de 25 milhões de litros. O preço é um fator determinante entre as duas bebidas...enquanto pagamos uns R$5,00 na cerveja do boteco da esquina (não estou falando de cervejas especiais, hein!), rs...um vinho não custa menos que R$30,00.



O vinho tem teor alcóolico entre 8 a 15%  já a cerveja tem em média 5%, ou seja, uma garrafa de vinho para a pessoa ficar zonza e vários copos de cerveja para o mesmo acontecer, rs!
Masss...em questão de saúde o vinho ganha, são inúmeros os fatores benéficos que o vinho traz para o corpo humano...enquanto a cerveja dá barriga...hahahahaha!!!



A cerveja tem ganhado espaço nos grupos de degustação, hoje existe algumas cervejas especias, elaboaradas com todo o cuidado, até mesmo de forma artesanal, que tem teor alcoólico maior do que as cervejas normais e clarooo são também mais caras, se você quer arriscar uma dica é a Guiness, da Irlanda.
É dificil comparar essas duas bebidas, pois são completamente diferentes, a cerveja realmente é mais pratica, mas o vinho tem todo o seu encanto, basta querer descobrí-lo!!!

Bjs

PS: Para quem não viu a propaganda, aqui está:

2 comentários:

  1. Sil como vc sabe sou eclética e adoro tanto uma cerveja bem gelada como um bom vinho ! basta saber o lugar , a hora ideal e combinar com o tipo certo de comida ! adorei seus comentários como sempre ! bjss tia Kika

    ResponderExcluir
  2. sou sommelier de cervejas e gostei da materia apesar de algund equivocos principalmente em relaçao a saude a cerveja é tao saudavel ou mais que o vinho pois é rica em proteinas e vitaminas é um potente anti-oxidante anti- cancerigeno e muito mais e tbm as cervejas dependendo do estila passam até 3 anos só fermentando caso das lambic belgas... Um abraço e até uma proxima vez.

    ResponderExcluir