quinta-feira, 14 de abril de 2011

HARMONIZAÇÃO: COMIDAS TRADICIONAIS DA PÁSCOA COM VINHOS


Semana que vem teremos feriadão...a Páscoa e não poderia deixar de falar dos vinhos que combinam com os pratos típicos dessa data: bacalhau e chocolates!
Para quem pensa que o bacalhau nasceu em Portugal está enganado, ele veio da Noruega e Espanha, no tempo dos vikings. Nas longas viagens, eles secavam os peixes para durar mais e foram os bascos, na Espanha, que tiveram a idéia de salgar o pescado para preservar o alimento por mais tempo e facilitar o comércio. A partir de então, o bacalhau ganhou a aparência e sabor marcante que conhecemos. Já os portugueses, usavamo o pescado como alimentação principal nos navios durante a época dos descobrimentos, até tentaram salgar outros peixes para durarem mais, mas não deu certo, pois por ter um baixo teor de gordura, o bacalha tem seus nutrientes e sabor preservados durante o processo de salga e secagem. Assim, o bacalhau aportou no Brasil junto com os portugueses e foram eles que também trouxeram a tradição de comer bacalhau na páscoa. Na Idade Média, a Igreja católica obrigava seus fiéis a jejuar e excluir de suas dietas carnes quentes, assim o consumo do bacalhau, uma carne fria, era incentivado nesses dias de abstinência!



Depois da histórinha..vamos aos vinhos! Há uma longa discussão se devemos beber tintos ou brancos acompanhados do bacalhau, uma comida salgada e seca. Com isso, devemos prestar atenção no molho, molhos mais leves um branco chardonnay que passa por madeira é uma boa combinação, já os molhos mais pesados...vinhos tintos...uma ótima opção para acompanhar o bacalhau são os vinhos verdes com a uva Alvarinho, alíás os prtugueses da região do Douro e Alentejo são ótimas opções para harmonizar com bacalhau, selecionei alguns vinhos para vocês:

Sol del Sol (Chile)
Domaine Conté Reserva Chardonnay (Chile)
Quinta da Leda (Portugal/ Douro)
Quinta do Crasto (Portugal/ Douro)
Cartuxa (Portugal/ Alentejo)
Herdade do Aragones (Portugal/Alentejo)
Palácio da Brejoeira - Vinho verde (Portugal) - fotinho abaixo




Amanhã falo dos chocolates...soube agora que estou atrasada...hahahaha!!! Mas prometo que amanhã o blog estará recheado de chocolates e vinhos...claro!!
Bjs

Um comentário:

  1. ola como vai
    se posso sugerir, alem de expor os vinhos, poderia tambem a distribuidora no brasil e o preço medio para melhor orientar leitor
    atenciosamente

    jose roberto l. de a. jr

    ResponderExcluir