sexta-feira, 15 de abril de 2011

HARMONIZAÇÃO: COMIDAS TRADICIONAIS DA PÁSCOA COM VINHOS (PARTE II)




Como prometido ontem....hoje mais uma delícia da páscoa: os chocolates, mais especificamente os ovos de chocolate!
O ovo de chocolate na páscoa surgiu a partir do séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que serviam para presentear as pessoas na comemoração da chegada da primavera. Foi uma descoberta dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo de apresentar o chocolate.



 Já o coelhinho da páscoa representa a fertilidade, já que ele se reproduz rapidamente e em grandes quantidades.  Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova.
Nessa época chocólatras e amantes do vinho podem se deliciar com os dois juntos! O chocolate deve acompanhar vinhos doces, de sobremesa e ter um grau de doçura igual ou superior ao chocolate. Os vinhos de sobremesa, geralmente tem uma maior graduação alcoólica que os outros vinhos, o que é bom para diluir o gostinho de cacau que fica na boca, nas papilas gustativas.
Algumas sugestões de vinhos para acompanhar os chocolates:


  • Linha Porto Offley  
  • Linha Porto Taylor´s (o rolls royce dos vinhos do Porto)
  • Linha Porto Ferreia
  • Linha Real Cia Velha - do Porto também, uma opção mais barata
  • M. Chapoutier Banyuls (Rhone-França)
  • Maury Mas Janeil J&F Lurton (França)
Como eu disse em um post sobre vinhos do Porto, esses vinhos são divididos em categorias, Ruby e Tawny, que também tem suas categorias...
Bom...agora é só esperar a páscoa chegar!!!



Bjs e bom final de semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário