terça-feira, 19 de abril de 2011

MALBEC WORLD DAY


Dia 17 de abril  foi o dia de uma das uvas mais famosas do mundo do vinho: a malbec! A origem da malbec está em Bourdeaux (França), na região de Cahors e era chamada de "Cot" ou "Auxerrois". fala-se que o nome malbec teve origem a partir de um produtor húngaro chamado Malbeck que levava as uvas e plantas desta cepa para vendê-las em Bordeaux. O vinho produzido com essa uva era chamado também de "vinho preto de Cahors", graças a cor intensa que ela dá aos vinhos. Dizem que Pedro, o Grande, da época de Napoleão curou-se de uma úlcera no estômago bebendo tal vinho.... mas após a philoxera essa cepa foi perdendo espaço na região francesa.
Hoje, o principal país produtor de malbec é a Argentina, mais especificamente a região de Mendonça. A uva foi levada para a Argentina no séc. XIX e se adapatou melhor no país dos hermanos do que na região francesa...


Guilherme, Artur, Jose Maria, Suzana, Mario e Ricardo

Para comemorar o dia do malbec, Nova York, Londres, Mendonça e São Paulo foram as cidades anfitriãs da festa dessa uva. Em São Paulo, A Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo e que também instituiu a data comemorativa, realizou uma degustação com 6 super especialistas e críticos no restaurante Bar des Arts, cada um deles tinha em sua mesa seis garrafas de vinhos selecionados previamente onde os convidados provavam os vinhos e conheciam um pouco mais de cada um!!! As celebridades da noite foram: Artur de Azevedo, Guilherme Correia, Jose Maria Santana, Mário Telles Jr., Ricardo Castilho e querida Suzana Barelli (fotinho horrível acima, sorry...)


Finca Bella Vista e Nosostros: os que eu mais gostei!!

Para quem gosta de vinho encorpado, intenso...pode apostar no Malbec, segundo Guilherme Correia, os melhores estão nas altas regiões da Argenina, como Mendonza!
Enfim, mais uma noite de muita aprendizagem com pessoas queridas e, claro...com muitos vinhos!!
Bjs



Nenhum comentário:

Postar um comentário