terça-feira, 19 de abril de 2011

Restaurante Brasileiro está entre os 10 Melhores do Mundo!!



A Revista britânica "Restaurant" divulgou ontem o ranking S. Pellegrino World's 50 Best Restaurants, um dos mais reconhecidos do mundo. Jornalistas, críticos de gastronomia, editores e comentaristas, 800 pessoas ao todo participaram da votação... e o brasileiro D.O.M ficou em sétimo lugar (ano passado alcançou o 18° lugar). O Fasano e o Maní também estão nessa lista, ocupando a 59° e 74° posição respectivamente.



Alex Atala tem 42 anos, já foi punk, DJ e com 18 anos resolveu ir para Europa, de mochila, claroo, lá pintou paredes na Bélgica e por sugestão de um amigo fez um curso de gastronômia e a partir daí não parou mais, trabalhou em restaurantes na Bélgica, França e Itália.
De volta a São Paulo, trabalhou no restaurante Sushi Pasta, porém o sucesso veio quando foi chamado para renovar o cardápio do extinto restaurante Filomena. Por esse trabalho foi eleito o Melhor Jovem Chef pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados. Lá criou uma entrada de alho assado e outros grandes pratos, como manga grelhada com pimenta branca e molho de maracujá. Atala também trabalhou no restaurante 72, antes de inaugurar o Namesa, em 1999, restaurante que ainda serve comidas rápidas na região dos Jardins.


Restaurante D.O.M


Meses depois abriu o D.O.M. ( Deus é Ótimo e Máximo) com mais dois sócios e o sucesso foi total. Alex é um defensor da culinária regional, como expressa em seu livro Por uma Gastronomia Brasileira, e coloca a culinária amazônica, especificamente a paraense, como base de alguns de seus melhores pratos.

Em primeiro lugar ficou o restaurante dinamarquês Noma, do chef René Redzepi (fotinho abaixo)



Segue a lista dos 10 primeiros colocados:

1 - Noma (Dinamarca)

2 - El Celler de Can Roca (Espanha)
3 - Mugaritz (Espanha)
4 - Osteria Francescana (Itália)
5 - The Fat Duck (Reino Unido)
6 - Alinea (EUA)
7 - D.O.M. (Brasil)
8 - Arzak - Espanha
9 - Le Chateaubriand (França)
10 - Per Se (EUA)


Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário