terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia do café!!




Hoje é o dia da bebida que inicia o nosso dia no café da manhã e finaliza as nossas refeições (para quem bebe): o cafezinho!!!
O café faz parte da história do Brasil e do mundo. O café é originário da Etiópia e difundiu-se para o mundo através do Egito e Europa. São Paulo foi o maior produtor de café no começo do século XX, influenciando até a política do Brasil, onde tinha a política do café-com-leite, por se alternarem na presidência mineiros e paulistas...quem não lembra dessa aula de história...hahaha. Na década de 80 o café era a segunda  commodity mais negociada, atrás apenas do petróleo.



Café e vinho são muito parecidos, a qualidade do café depende e muito do processo de sua produção, como a colheita, limpeza e separação dos grãos, secagem, armazenamento, etc. O fruto do café, conhecido como cereja quando maduro, deve ser colhido quando maduro, assim como a uva!



Fora que hoje em dia há degustações de cafés, onde as pessoas apreciam a bebida e identifica os quatro termos de prova que cada um deles oferece: aroma, acidez, corpo e sabor....e pessoas especialistas em café: os baristas!!!! Esses, tem a responsabilidade de entregar o café para a pessoa que irá tomá-lo, um café bem tirado, que destaque todas as nuances que o grão apresentou durante o processo de produção.

degustação de café

A última etapa da cadeia cafeeira está nas mãos deste profissional, que irá realizar a moagem adequada do grão para o tipo de preparo. No filtro ela é fina; na french press e na cafeteira italiana deve ser grossa; e para o espresso, média. A quantidade de pó para a proporção e temperatura ideais da água, a regulagem do acessório ou maquinário utilizado e o tempo de contato da água com o pó são pontos importantes para os quais o barista deve atentar, além da escolha da xícara de formato correto e sua temperatura.



E uma dica para quem gosta de café...o Starbucks está oferecendo, somente hoje, o dia do café, um café composto de grãos arábicos brasileiros, para quem passar em uma das unidades do Brasil, mas atenção: as degustações tem hora marcada portanto programem-se!!!



Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário