quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Vinho mais consumido no Brasil: Periquita


Mesmo aqueles que não entendem de vinho já ouviram falar no vinho Periquita. A história desse vinho começou em 1846, quando José Maria Fonseca, aos 24 anos comprou uma propriedade em Vila Nogueira de Azeitão, ao sul de Lisboa, Portugal, para produzir vinhos. O vinicultor levou as mudas da uva castelão de uma propriedade chamada Cova da Periquita para sua nova aquisição e daí o nome do vinho! Fonseca foi o pioneiro da uva castelão em Portugal e percebeu que esta variedade tinha bom potencial para envelhecimento e com isso resistia melhor às viagens marítimas. Em 1856 recebeu do rei Dom Pedro V a mais alta condecoração portuguesa: Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito..chic, hein?! Rsrs!
É o vinho de mesa mais antigo de Portugal e o primeiro a ser engarrafado e rotulado, servindo de exemplo para o mercado para promover a imagem da vinícola além de impedir a falsificação do vinho.
A marca tornou-se um fenômeno mundo afora e atualmente são produzidos 2,5 milhões de litros por safra! Com esse crescimento a marca viu-se obrigada a modernizar sua fórmula tradicional no ano 2000, adicionando outras uvas como a trincadeira e aragonês (uma uva fina portuguesa). Mas o Periquita clássico é 100% da uva castelão, que é produzido nos anos de safras excepcionais.
A relação da JMF (Jose Maria Fonseca) com o Brasil teve início em 1970 aproximadamente e a partir daí a demanda de seus produtos cresceu cada vez mais. Hoje 85% das caixas do Periquita é exportado para o mundo inteiro e o Brasil é o segundo maior consumidor do vinho, ficando atrás da Suécia. E o preço agrada e muito os brasileiros: R$20,00 a R$30,00...uma dica: vale a pena comprar nos supermercados!



A JMF está hoje entre as sete maiores vinícolas portuguesas e é comandada por Domingos Soares Franco (fotinho acima) e Antonio Soares Franco, sexta geração da família. E todo esse sucesso do Periquita, rendeu a formação de uma confraria própria, onde seus integrantes se reunem anualmente no dia 31 de maio, data do aniversário do fundador do vinho: Jose Maria Fonseca!
É um vinho típico português que consegue juntar tradição e modernidade, com um ótimo custo benefício...não é à toa que é o vinho mais consumido e famoso entre os brasileiros!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário