segunda-feira, 20 de junho de 2011

ONG CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS!!!


Hoje o assunto é desperdício de alimentos. Uma vez ouvi que se o Mac Donald´s não vender um sanduíche que está pronto há 10 minutos, este vai para o LIXO...absurdo fazer isso quando há milhares de pessoas passando fome. O Brasil produz 25,7 % a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população. Todos os dias, 39 milhões de quilos de alimentos, que daria para alimentar 19 milhões de pessoas por dia - Este alimento, que teria o lixo como destino, constitui-se na matéria prima para um trabalho muito legal que a ONG Banco de Alimentos faz.



A ONG Banco de Alimentos nasceu em 1998 por iniciativa da economista Luciana Chinaglia Quintão. Seu objetivo é minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania. A ONG atua de três maneiras:

1- Fornecer alimento e combater o desperdício
2- Promover ações educativas voltadas às comunidades atendidas
3- Expandir ações e conhecimento para fora das áreas circunscritas onde existe o problema concreto da fome para atingir à sociedade como um todo, no sentido de promover uma mudança de cultura, incentivando a ação.



Luciana Chinaglia Quintão

O Banco de Alimentos busca os alimentos que sobram e distribui onde faltam! Eles recolhem os alimentos que estão bons para o consumo que iriam para o lixo de empresas de comercialização, como sacolões, hortifrutis, mercados municipais, fabricantes, distribuidores e até agricultores que doam seus alimentos direto da terra. Todo alimento doado é verificado para ver se estão em boas condições (se não estão estragados) para ser doado...e mais, asdoações são arrecadadas pela manhã e no período da tarde já são distribuídas!
A partir da necessidade de cada instituição, os alimentos são separados e entregues.






Além disso, o Banco de Alimentos faz um trabalho de educação, para auxiliar as intituições a fazerem um bom uso dos alimentos, com palestras, work-shops, etc, além de montar cardápios com refeições equilibradas para cada caso.
São inúmeras as intituições que são beneficiadas, Igrejas, hospitais, asilos, etc e os doadores, como disse são vários...mas não achei nenhum restaurante, mas muitos supermercados, grandes empresas, hortifrutis ajudam e muito nessa ação!!!
Achei muito legal o trabalho dessa ONG e quis compartilhar com vocês.
Quem quiser conhecer mais sobre a ONG ou mesmo ajudar (tem até uma lojinha) entre no site: http://www.bancodealimentos.org.br/

Bjs e boa semana a todos!!!

2 comentários:

  1. Sou contra o disperdicio de comida, olha só o que essa mulekada anda fazendo e o povo brasileiro adorando http://www.youtube.com/watch?v=-AksZWc1p-8

    ResponderExcluir
  2. Sou contra o disperdicio de comida, olha só o que essa mulekada anda fazendo e o povo brasileiro adorando http://www.youtube.com/watch?v=-AksZWc1p-8

    ResponderExcluir