terça-feira, 19 de julho de 2011

Chateau Cheval Blanc - agora reformada!!!


Chateau Cheval Blanc, é um dos dois únicos produtores de vinhos na região de Saint Emilion, em Boudeaux, a receber o mais alto posto de Premier Grand Cru Classé (A) de status na classificação da região.
Teve sua origem no século XIX, em 37 hectares. A safra de 1921 chamou a atenção e a 1942 deu fama ao vinho, que é considerado um dos melhores vinhos da história.
Em 1955, Saint Emilion elaborou uma classificação para seus vinhos, em quatro níveis: sem menção, Grand Cru, Premier Grand Cru Classé "B" e Premier Grand Cru Classé "A". Esta última, o topo, é ocupado só pelos Châteaux Ausone e, é claro, Cheval Blanc!!!



Os 37 hectares de vinhedos do CCB são ocupados 66% por Cabernet Franc, 33% por Merlot e 1% por Malbec. A proporção de Cabernet Franc e Merlot utilizadas varia a cada ano, sendo sempre próximas a 50% de cada, enquanto a Malbec na maioria das vezes não é utilizada.
Recentemente a adega do CCB foi reformada pelo arquiteto francês Christian de Portzanparc, ganhador do prêmio Pritzker (considerado o Prêmio Nobel da arquitetura)...instalada no meio da vinícola, a construção super moderna se mistura ao cenário do século XIX!! A reforma custou 13 milhões de euros e conta com 52 tanques de cimento, paredes mais porosas para a ventilação natural da adega, etc...
Confiram algumas fotos da construção:










Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário