quinta-feira, 7 de julho de 2011

Nicolas Joly


Nicolas Joly foi o pioneiro em produzir vinhos biodinâmicos no mundo!!! Joly nasceu em 1945 e estudou economia em Paris e fez MBA na Universidade Columbia (EUA). Trabalhou na JP Morgan em NY por três anos e depois foi transferido para Londres. Um dia o vice-presidente da JP Morgan falou para ele " Você pode achar que sou um rei, mas na verdade sou um escravo. Sou bem pago e posso ir para qualquer outro lugar, mas meu chefe sabe que se pedir qualquer coisa que eu vou fazer"...depois dessa largou a carreira de economista e foi trabalhar na vinícola da família no Vale do Loire, França e praticou a vinicultura normal da época, até que uma pessoa lhe deu um livro sobre biodinamismo....e três anos após sua chegada na propriedade da família, em 1980, implantou a agricultura biodinâmica em seu vinhedo, chamado Chateau de la Roche aux Moines, em Savenniérs, Vale do Loire, França!



Para ele a vida é algo feito de forças e energias, que são compostas de ondas e frequencias que podem ser medidas, com isso aeroportos e lugares com wi-fi são um terror para ele, pois há muita frequência e "ondas de energia". Qunado se hospeda em um hotel, leva o seu sleeping-bag feito de linho, algodão, cobre e prata para bloquear essas ondas...



Para Joly, a produção de vinhos orgânicos não age sobre o sistema energético que fornece vida à Terra, ao contrário da produção de vinhos biodinâmicos, que gera e estimula essas energias...vai entender, rs!!! Os signos e plantas também tem grande influência no crescimento das uvas, colheita, etc...



Nicolas Joly produz três vinhos: Les Vieux Clos,  Le Clos de La Bergerie e Clos de la Coulée de Serrant, todos com um altíssimo grau alcoólico (15° ou mais) e com a uva Chenin Blanc.



Claro que com toda essa filosofia é muito criticado, mas mesmo assim Joly produz seus vinhos biodinâmicos, (que são super diferentes) e quer ensinar, principalmente para os jovens, a cultura biodinâmica!!!


Bjsss

2 comentários:

  1. Israel Moisés Bianchet eletronica.luiz@hotmail.com7 de julho de 2011 17:53

    Silvia B. Gonçalves, expert em vinhos, dona do melhor blog sobre o assunto, inteligentissima e ainda linda,,, Meu Deus, tenho que achar uma assim pra min, rsrss. Parabêns pelo belissimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Sil!!! Esse cara é conectado!!

    ResponderExcluir