segunda-feira, 4 de julho de 2011

TRUFAS!!!

 
Esse post não foi idéia minha e sim da minha avó, fiel leitora do blog!!!
Quando falamos em trufas, logo pensamos nas trufas de chocolates....que são realmente uma delícia, mas as trufas (brancas e negras) são consideradas uma iguaria no mundo gastronômico!!
A trufa é um fungo subterrâneo, que se desenvolvem a 20/40 cm abaixo da terra, elas ficam nas raízes de árvores como castanheiras e carvalho, de onde capturam seus nutrientes. Para encontrar a trufa é necessário o auxílio de porcos ou cães treinados que conseguem identificar onde estão localizadas as trufas. Hoje em dia a colheita de trufas é geralmente feita por cães, pois os porcos geralmente comem as trufas, rs!


Consumida pelo homem há mais de 3 anos, as melhores trufas brancas são encontradas na região de Alba, na Itália e as negras tradicionais são de origem francesa, da região de Périgord, França e Piemonte, Itália.
O que caracterizam as trufas é o seu forte aroma, esse é um dos motivos que elas são tão apreciadas pelos chefs de cozinha. Agora esse fungo são muitooo caros, as trufas brancas de Alba, podem custar até U$15 mil o kg, afeee...!!!


Trufas brancas



Trufas negras

Bom...aqui no Brasil restaurantes brasileiros fazem evento especias na época das trufas, a Vinheria Percussi abre essa semana sua temporada de trufas com pratos assinados pela chef Silvia Percussi e a Wine School realiza amanhã, terça um jantar eno-gastronômico com os prato criados por Silvia harmonizado com vinhos italianos!!! A procura foi tanta que tivemos que abrir mais um dia para o jantar na quarta-feira, que por sinal, já está quase lotado....legal, né?!


Um dos pratos da Vinheria: Fetuccine com Trufas!

Para acompanhar pratos com trufas vinhos brancos Chardonnay, para os mais leves, como ovos (apreciadores de trufas adoram o prato "all'occhio di bue", que reúne ovo frito e trufas), vegetais. Para massas, risotos ..vinhos tintos, a dica são os vinhos, brancos e tintos da região do Piemonte, como os dolcettos e barolos, não tem erro...combinação perfeita!!!


Risoto com trufas....

Agora...quanto as trufas de chocolate...chamam-se trufas devido à essas trufas, pois os chocolates lembram fungos, cogumelos...daí o nome dado ao delicios chocolate (fotinho abaixo)!!!



Que fome!!! Hahahaha....
Bjs e boa semana a todos!!!

2 comentários:

  1. Foto é um substantivo feminino, logo seu diminutivo é fotinha.

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação. Valeu!

    ResponderExcluir