segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Ato de Cuspir o Vinho!!!



Quando um vinho é degustado, é preciso utilizar vários de nossos sentidos, a visão, para observar a cor, o olfato, para vermos os aromas e paladar, para perceber o gosto, ácido, doce, amargo, etc. O ideal em uma degustação é quando o vinho é colocado na boca  fazer um "bochecho", deixar o vinho passar por todas as regiões da boca e da língua, já que é nela que há as papilas gustativas em toda a superfície (salgado nas laterais, doce na ponta, e ácido nas bordas superiores e amargo na parte posterior), Após todo esse ritual você obterá o mesmo prazer sensorial, assim engolir ou não o vinho não faz diferença.
Realmente não é nada agrádavel o ato de cuspir o vinho, eu particularmente, odeio e fora que é nojento, rsrsrs!!! Mas as vezes é muito necessário cuspir o vinho, principalmente quando temos vários vinhos para tomar, degustar. Os principais críticos e avaliadores de vinhos cospem o vinho...imagina, degustar 100 vinhos por dia? Não há fígado que aguente...fora o "porre", ressaca no dia seguinte e por aí vai, rs!



Tem pessoas que acham que um simples gole não faz diferença e que é melhor engolir do que ser deselegante e cuspir o vinho, isso vai de pessoa para pessoa, mas acho super necessário cupsir o vinho quando a quantidade a ser bebida é grande e uma grande besteira achar que é deselegante, se tem um cuspidor lá...é para ser usado, mas se você vai jantar e pede uma garrafa de vinho...aí é outra coisa...nessa situação seria necessário ir ao banheiro cuspir o vinho e isso aconteceria  por dois motivos: o vinho é ruim ou está estragado!!!



No Brasil, os "cuspidores" são baldes (fotinho acima)...que fica lá para todos cuspirem...e o pior vemos os vinhos cuspidos pelos outros no balde...e o medo de respingar uma gotinha enquanto cuspimos???
Já no exterior, o terrível objeto é melhor, tem tipo uma tampa e não vemos o que tem dentro!!!
Como as vezes é inevitável cuspir o vinho, o melhor é cuspir com o máximo da boca fechada e fazer um biquinho, assim você não baba...hahaha. Uma vez me deram a dica de treinar com anti-séptico bucal, mas não foi necessário...rs!


esse é o melhor cuspidor!!

Confiram um vídeo de como cuspirr o vinho (é ráido), rs!




SE BEBER NÃO DIRIJA!
BJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário