segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CHIANTI


O Chianti é o vinho mais famoso da Itália. Produzidos na bela região da Toscana possui sete zonas produtoras (definidas por lei em 1932) que são: Chianti Clássico, Colli Aretini, Colli Fiorentini, Colli Senesi, Colline Pisane, Montalbano e Rufina. A zona de Chianti Clássico é a que produz os melhores vinhos.
Olha...é uma bagunça essa região em questão de leis, rs!! Pois há mais de 7 mil vinhedos que produzem esse tipo de vinho....então há a DOCG (Denominação de Origem Controloda e Garantida) e DOC (Denominação de Origem Controlada), mas mesmo com esses nomes a qualidade do vinho não é garantida...por isso que falo que é uma bagunça, rs!!!
Hoje, os melhores exemplares de Chiantis são cortes da uva Sangiovese (a uva da Toscana) com Cabernet Sauvignon, Merlot ou Syrah, ou somente com a Sangiovese.



Há uma lenda interessante dos vinhos Chianti: a do Gallo Nero (Galo Negro), que é o símbolo histórico do Chianti Clássico....reparem...todos os rótulos possuem o Gallo Nero. Bom...na época medieval Siena e Firenze disputavam a região do Chianti. Para resolver essa questão as duas cidades resolveram diputar a definição da fronteira através de uma prova entre dois cavalheiros. Cada um deles partiria de sua cidade quando o galo cantasse e assim a fronteira Siena-Firenze seria o ponto de encontro entre os dois homens. Pois bem....Siena escolheu um galo branco e deu muita comida a ele enquanto Firenze escolheu um galo preto e não deu nada para o coitadinho comer. No dia do julgamento, o pobrezinho do galo negro começou a cantar de madrugada, antes do sol nascer por causa de sua fome, enquanto o galo branco estava dormindo satisfeito com seu jantar do dia anterior, rs!! Assim, o cavalheiro de Firenze saiu bem mais cedo que o de Siena (que teve que esperar seu galo resolver cantar). O resultado foi que os dois cavalheiros se encontraram 12 km dos muros de Siena e assim Firenze conquistou uma enorme parte da região do Chianti!!!



Chianti é um vinho tinto seco, leve, frutado...a melhor harmonização desse vinho, na minha opinião, é massa com molho de tomate...hummm!!! Nesta região a Sangiovese sempre produziu vinhos jovens...em Firenze é super comum ver os "fiasci" cobertos com palha nas trattorias...mas a qualidade deixa a desejar...mas vale!! Tudo vale nessa região em questão de vinhos....mas no Brasil temos o que há de melhor em questão de Chiantis!


Fiasci

Os melhores produtores da região do Chianti Clássico são: Antinori, Castello dei Rampola, Castello di Ama, Castelo di San Polo in Rosso, Felsina Berardenga, Fontodi, Isole e Olena, Riecine e San Giusto a Rentennano.



 vinícola Antinori



Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário