quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vinhos do Veneto!


Para quem não sabe Veneto é a região da Itália onde fica a linda cidade de Veneza e Verona (a cidade da Julieta, rs)! É nessa região que está o Prosecco (espumante), Soave (vinho branco), Valpolicella e Bardolino (tintos).


Veneza!

Vou falar dos Valpolicella que são os campeões dessa região...esses vinhos são produzidos com as uvas Corvina, Rondinella, e Molinara e são:

- Valpolicella: um vinho básico para o dia a dia, mais simples que os outros.


Valpolicella Classico Superiore (Giuseppe Quintarelli)

- Reciotto della Valpolicella: as uvas são colhidas e depois colocadas em uma esteira em contato com o sol....assim, a água da uva evapora ficando seca e com muito açúcar. Com isso, a fermentação (que transforma açúcar em álcool) é interrompida quando se alcança os 12° de álcool, portanto sobra muito açúcar e assim temos um vinho doce!!!



Recioto della Valpolicella Monte Fasenera

- Amarone: foi um acidente...vejam só...os iatalianos estavam fazendo o Reciotto de Valpolicella, mas esqueceram de interromper a fermentação. O resultado é que o açúcar virou muitooo álcool (cerca de 16° -18°) e como resultado obteve-se um vinho não doce e deram o nome de amarone (amaro em italiano que significa amargo), mas o vinho não tem nada de amargo, apenas o nome. Dos vinhos Valpolicella esse é o que pesa mais no bolso, rs!!
É um vinho forte, bom para os dias frios que acompanham comidas encorpadas.


Valpolicella dal Forno


- Ripasso de Amarone: pega-se um bom Valpolicella (o básico) já pronto e o coloca em contato com  o mosto (as uvas esmagadas depois de tirarem o líquido) do Amarone ( o vinho do acidente, rs). Após esse contato, chamado de maceração, o vinho é filtrado. O nome Ripasso vem de ser feito um repasse (ripasso em italiano) do vinho (Valpolicella) no mosto do Amarone!!! Esse vinho está entre o Amarone e o Valpolicella. 

Valpolicella Ripasso "Acinático" - Accordini

Os principais produtores de Valpolicellas são: Dal Forno, Cesari, Masi, Giuseppe Quintarelli, Accordini....
Gostram??? Foi uma aula para escrever esse post, rs!!

Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário