quarta-feira, 28 de setembro de 2011

VINHOS KOSHER


A partir do sol de hoje até o anoitecer de amanhã a comunidade judaica comemora a chegada do ano 5772 pelo calendário hebráico, ou seja, é o ano novo!!
Todos vão para a sinagoga e depois as famílias vão para a casa celebrar a data com um grande banquete...essa é uma ocasião para os doces, a maçã é servida com mel e representa Adão e Eva, o início de tudo e também um ano doce. Além da maça tem o pão (chalá), trançado de forma redonda, que simboliza a vida eterna, peixe (símbolo da fertilidade), o prato principal, onde a cabeça deve ser servida ao dono da casa, cenouras, etc.



Para acompanhar esse pratos nada melhor que o vinho, certo??!! Pois é...existem vinhos kosher (alimentos e bebidas permitidos para o consumo, de acordo com os preceitos do Tora). São dois os tipos de vinhos kosher: um o vinho é produzido e o rabino verifica se todas as condições de higiene foram preservadas. O outro tipo é mais ortodoxo, desde a plantação até o produto final O VINHO só pode ser manuseado por judeus, além de preservar higiene e todas as leis judaicas.
Grandes produtores franceses estão produzindo vinhos kosher, inclusive os grandes bourdeaux grand cru classé, como por exemplo o Chateau Lynch Bages (fotinho abaixo)


Alguns outros:
Flor de Primavera

Tishbi Johnatan ReservaCabernet Sauvignon

SHANA TOVA!!!
BJS

Um comentário: