quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ONDE COMPRAR VINHOS EM MILÃO - Por Ricardo Bohn Gonçalves


Hoje temos participação especial no blog, o super enófilo e meu pai, Ricardo Bohn Gonçalves!!! Queria fazer um post sobre a Enoteca Ronchi, loja onde comprou alguns vinhosquando fomos para Milão, na Itália! Como não fui com ele a loja,  pedi que escrevesse um pouquinho sobre ela e ele gentilmente aceitou o meu pedido... :)
Confiram:

"Todos os países produtores são muito orgulhosos e vaidosos de seus vinhos, sempre dando preferência a esses do que de outros países ou regiões. Na Itália se bebe vinho italiano, na Espanha espanhol etc. Mais ainda, um morador da Rioja na Espanha, não é que bebe vinho espanhol. Ele só bebe vinho da Rioja...

Com globalização, grandes centros urbanos, ampla divulgação dos vinhos, expansão desse mercado, essas coisas vão mudando, mas o hábito ainda permanece. Portanto é muito difícil achar um vinho que não seja local. Mas há excessões.
Uma delas é uma bela descoberta de uma loja de vinhos em Milão, cidade cosmopolita, onde se respira moda e cultura. Milão, como São Paulo, as boas coisas são meio escondidas, são para quem sabe onde fica etc. Não fica nos lugares de passagem, principalmente para turistas.Essa loja de vinhos, Enoteca Ronchi, não é diferente. Só vai quem conhece ou tem uma indicação, como foi meu caso.
Situada na Via San Vicenzo, 12, uma rua totalmente residencial. A loja está no subsolo de um prédio residencial, sem nenhuma placa ou indicação do lado de fora. Você tem que tocar a campainha do prédio, entrar, descer a escada, achar uma singela portinha e entrar.Bem, o que a portinha tem de simples o estoque tem de magnífico.Uma loja espartana, sem luxo, prateleiras de madeira pintada, etc mas o contéudo é simplesmente fantástico.
Grande parte dedicado aos italianos, como não poderia deixar de ser. Uma coleção incrível de Barolos, talvez o seu forte. Ao lado um desfile dos grandes toscanos, ems seguida Amarones e por aí vai. Viaja-se pela Itália naquela loja. Tem de tudo. Bem, aí vem a primeira surpresa. Uma oferta enorme de grandes franceses com Bordeaux, Borgonhas, Rhones e Sauterns. Os principais rótulos estão lá. A segunda, também bem agradável são os preços. O que não gastaram em luxo ou em ponto caro, investiram nos preços. Honestíssimos.
Acrescidos a tudo isso, um atendimento altamente profissional com duas somelliers (formadas) que sabem de tudo e mais um pouco, que apresentam qualidade e não preços.
Um chorinho e um descontinho ao final encerrou essa grande viagem de descobrimento."

Para quem quiser mais informações acesse o site: https://www.enotecaronchi.it/
 

Fica a dica!!

 
Agradeço ao meu pai pelo texto e se alguém tiver alguma experiência com vinhos e queira compartilhar, não canso de dizer...o blog é de TODOS, adoro participações, portanto envie email para silvia@wineschool.com.br
 
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário