sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CONTRA O PRECONCEITO AOS VINHOS BRANCOS!!


Cerca de 70% dos consumidores preferem o vinho tinto ao branco. Talvez pelos benefícios que o tinto traz a saúde, por serem mais conhecidos e as pessoas acharem que com o tinto não tem erro.
Dizem que os tintos são melhores, com mais aromas, sabores e produzidos com mais atenção em relação aos brancos. ERRADO, além de todas essas caracteríticas, o vinho branco possui duas grandes qualidades: delicadeza e frescor. Fatores esses que tornam os brancos a companhia ideal para os dias quentes (principalmente no Brasil). Além disso, são insubstituíveis em pratos leves, como peixes, carne branca, sopas... já os tintos acompanham pratos mais consistentes, ou seja, há uma contradição quando se opta por vinhos tintos por questões da saúde.
Assim como os tintos há famosas regiões por suas uva brancas, como por exemplo a Riesling, da Alsácia, a Chenin Blanc do Vale do Loire (França) e nem precisamos falar da Chardonnay que é a uva de ótimos borgonhas e de um dos melhores brancos do mundo: o Montrachet.



Há também a lenda de que os vinhos brancos não são de guarda, ERRADO, pois há sim vinhos brancos capazes de envelhecer e, assim como os tintos, podem ser decantados. Quando transferidos para o decanter o bom vinho branco se beneficia com o contato com o ar, e mais...não formam sedimentos com o tempo como o vinho tinto!
Não tenho preferência por brancos nem tintos...acho que cada um tem a sua particularidade, mas agora que estamos nos aproximando do verão, o que irão escolher: um tinto acompanhado de um prato consistente, pesado ou um branquinho para acompanhar aquela comidinha light??? rsrsrs.....



Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário