terça-feira, 8 de novembro de 2011

O TRABALHO DO SOMMELIER


Nas celebrações da antiguidade eram os escravos que serviam a comida e os nobres cuidavam de servir o vinho. Hoje, o ato de servir o vinho se tornou algo muito maior, uma profissão que está ganhando banstante espaço no mundo enogastronômico: a de sommelier.
O Sommelier é o responsável por todo o serviço do vinho no restaurante, desde a compra da bebida até a chegada na mesa do consumidor.
Esse profissional tem que elaborar a carta de vinhos, comprar/negociar a compra das garrafas, cuidá-las e organizá-las na adega, indicar aos clientes os vinhos mais adequados para cada prato e clarooo, serví-los de forma correta.
Segundo Jorge Lucki, o esperado de um sommelier é " que tenha a capacidade de transformar o simples ato de comer num grande prazer". A tarefa do sommelier nem sempre é fácil, pois muitas pessoas não entendem nada sobre vinho e outras acham que sabem demais, ou seja, o sommelier em que ter uma paciência de ouro, rs!!!
Para isso, o sommelier deve ter cuidado ao recomendar um vinho, pois tem que "sentir"  o que o cliente deseja beber e o quanto deseja pagar...mas não pode perguntar diretamente isso...então a tarefa não é fácil!!! Após a escolha do vinho entra todo o serviço: vinho a temperatura adequada, abrir o vinho com aquele toque especial, mostrar a rolha, servir um pouco de vinho para o cliente aprovar, os copos das damas servidos primeiro, etc.



Para se tornar sommelier a pessoa tem que fazer um curso profissionalizante (indicações abaixo), que dura cerca de um ano (com prova prática e tudo), mas só isso não basta, o profissional terá sempre que se atualizar, ler livros, ir à feiras de vinho, ver as novidades do mercado, como andam as safras e principalmente gostar do que faz.



Com o mercado do vinho crescendo, é importante os restaurantes do Brasil terem bons sommeliers para esses passarem a cultura para o público aprender e ir apreciando cada vez mais o vinho.
Mas....como cliente, acho que temos que dar valor a esses profissionais, não só ao sommelier, mas aos garçons, ajudantes, até mesmo ao pessoal da faxina....esses profissionais passam muitas vezes despercebidos; as vezes chamar o profissional pelo nome, cumprimentar vale muito mais que uma gorjeta...pensem nisso!!!



Alguns cursos de sommelier em São Paulo:

ABS (Associação Brasileira de Sommelier) http://www.abs-sp.com.br/
Ciclo da Vinhas: http://www.ciclodasvinhas.com.br/
SENAC: http://www.sp.senac.br/


Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário